Quem são vetores?

Perguntado por: dlessa . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Apesar de ambas ações precisarem de força, puxar e empurrar são coisas distintas, uma vez que a força é representada por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido.

Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.

Os vetores são insetos ou outros tipos de animais que habitam o meio urbano. Mosquitos, pulgas, cupins, formigas, baratas, ratos e os “barbeiros” são alguns exemplos. Eles atuam como intermediários ao hospedar bactérias ou vírus e transmitir uma série de doenças quanto entram em contato com as pessoas.

Um vetor , ou arranjo (= array), é uma estrutura de dados que armazena uma sequência de objetos, todos do mesmo tipo, em posições consecutivas da memória RAM (= random access memory) do computador.

As características de um vetor v são as mesmas de qualquer um dos seu representantes, isto é: o módulo, a direção e o sentido.

Vetor: é um artrópode, molusco ou veículo que transmite um parasito entre dois hospedeiros. Vetor biológico: quando o agente etiológico se multiplica ou se desenvolve no vetor. Vetor mecânico: quando o parasito não se multiplica ou se desenvolve no vetor, esse simplesmente serve de transporte ao parasito.

* Vetor biológico (ou ativo): os agentes infecciosos dependem do inseto para se desenvolver e multiplicar. Eles são a principal via de transmissão do patógeno. Os exemplos mais comuns são os mosquitos, flebotomíneos e os barbeiros.

1) Vetor é todo ser vivo invertebrado capaz de transmitir um agente infectante (vírus, bactéria, protozoário ou parasita) de forma ativa (o vetor é infectado) ou passiva (o vetor não se infecta).

Em nosso país, inúmeras são as doenças transmitidas por vetores, como dengue, malária, doença de Chagas, leishmaniose, febre amarela, vírus Oroupouche, Mayaro, filarioses, febre do Oeste do Nilo, encefalites, entre outras.

O Aedes aegypti é o principal vetor dos vírus da dengue e da febre amarela urbana.

Os vetores são bastante utilizados não só na física, mas também na matemática (geometria analítica, cálculo vetorial, etc) e em outras áreas que utilizam a física e a matemática como ferramental para tratar de problemas reais.

A seguir, temos três exemplos práticos do uso dos vetores na cinemática vetorial.

  1. Andando de Bicicleta. Provavelmente, você já viu um paralamas de bicicleta ou moto e sabe exatamente pra que serve: impedir que a água ou lama que está no chão vá pra sua perna através da roda. ...
  2. Atravessando um rio com correnteza.

O vetor é uma estrutura de dados indexada, que pode armazenar uma determinada quantidade de valores do mesmo tipo. Os dados armazenados em um vetor são chamados de itens do vetor. Para localizar a posição de um item em um vetor usamos um número inteiro denominado índice do vetor.

Os vetores representam as grandezas vetoriais e indicam seu módulo, direção e sentido. O módulo é o valor numérico do vetor seguido da unidade de medida que define a grandeza vetorial. A direção é a reta onde o vetor está localizado, e as direções possíveis são: diagonal, horizontal e vertical.

Você sabe o que é vetor de imagem? É a imagem que não é construída em gráficos bitmap, ou seja, construída por pixels. Essas imagens são construídas por linhas, curvas, retângulos e outras formas preenchidas.

Os vetores apresentam-se em três tipos principais e fundamentais, que são o vetor livre, o vetor deslizante e o vetor ligado. O vetor livre é aquele que fica caracterizado completamente, de forma que conhecemos seu módulo, direção e sentido, como os vetores mencionados acima.

Como exemplo, temos os vetores e : Fonte Autoria Própria. Portanto, dois vetores são iguais se os dois possuem o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido. E, dois vetores são opostos se possuírem o mesmo módulo, a mesma direção e sentidos contrários.

Um vetor é um arranjo de elementos armazenados na memória principal, um após o outro, todos com o mesmo nome. São estruturas lineares e estáticas, ou seja, são compostas por um número finito e pré-determinado de valores.

Continuar lendo