Quem são Tapebas?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

Os Tapebas são produto de um processo histórico de individuação étnica de frações de diversas sociedades indígenas nativas reunidas na Aldeia de Nossa Senhora dos Prazeres de Caucaia - que deu origem ao município de mesmo nome, na região metropolitana de Fortaleza, Ceará.

Eles farão a dança do Toré, ritual que une dança, religião, luta e brincadeira. Habitantes dos limites da cidade de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, o grupo indígena faz apresentação no Palco Alberto Porfírio. O Toré é uma tradição indígena presente em diversos povos, principalmente no Nordeste.

A associação representa, hoje, todas as 17 comunidades Tapeba, com uma população de aproximadamente 10 mil indígenas. Desde a década de 80, eles travam lutas por políticas para conseguir a demarcação de suas terras, abastecimento de água, energia elétrica e avanços nas áreas de educação e saúde.

Eles vivem em intenso e permanente contato com "brancos": seja no desenvolvimento de atividades produtivas, seja em razão de casamentos interétnicos, seja pela manutenção de relações de proximidade social através da constituição de relações de parentesco fictícias, seja pela cordialidade - em alguns casos - das ...

Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira. A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos.

Os Kaxinawá pertencem à família linguística Pano e habitam a floresta tropical desde o leste peruano, nos Andes, até a fronteira com o Brasil. No Estado do Acre, ocupam o Alto Juruá e Purus e, no sul do Estado do Amazonas, o Vale do Javari.

A partir da língua mongol significa "destino", "sorte". Também pode ser uma variante de Zara, que vem do árabe Zahrah e quer dizer “flor que floresce”. Zaya tem um lindo simbolismo ligado à sorte, ao caminho traçado ou à delicadeza da flor.

Cerca de 40% por indígenas do Estado do Ceará são da etnia Tapeba, residentes no município de Caucaia. Contudo, a maior concentração de indígenas pertence ao grupo Tremembé que representa 44,2% da população indígena do Estado.

Anacé, Gavião, Jenipapo-Kanindé, Kalabaça, Kanindé, Kariri, Pitaguary, Potiguara, Tapeba, Tabajara,Tapuia-Kariri, Tremembé,Tubiba-Tapuia e Tupinambá.

Os índios tupaiu ou tapajó, antigos habitantes da região do Tapajós, impressionaram os colonizadores com a prática. Não só pelo ato da pesca com arco e flecha em noites de luar, mas pelo significado das reuniões: eram feitas em volta de fogueiras e transmitiam a alegria de estar em grupo.

As aldeias (tabas) eram formadas por conjuntos de casas comuniais (malocas), que costumavam abrigar grandes parentelas.

Os homens são responsáveis pelos trabalhos de maior esforço físico da aldeia, tais como, derrubar e roçar as matas para plantio dos roçados, trabalhar com machado e torrar a farinha e as mulheres se ocupam mais da cozinha, do plantio e da limpeza das roças.

Em abril de 2022, a Hutukara Associação Yanomami revelou em seu relatório Yanomami sob ataque: garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e propostas para combatê-lo que a destruição provocada pelo garimpo no território aumentou 46% de 2020 para 2021, passando de 1.038 hectares para 3.272 hectares.

Caucaia é uma denominação de origem indígena que quer dizer mato queimado", "vinho queimado ou, simplesmente, queimado.

Atualmente, os remanescentes Akuntsú vivem alternadamente em duas aldeias, localizadas na Terra Indígena Rio Omerê, onde também vivem três remanescentes Kanoê, que foram contatados aproximadamente na mesma época em que foram contatados os Akuntsú.

Habitam geralmente regiões de florestas, às margens de rios navegáveis, sendo que as aldeias tradicionais da região de origem ficam nos chamados “campos do Tapajós” , classificados entre as ocorrências de savana no interior da floresta amazônica.

Os boras são um grupo indígena dispersos por regiões da Amazônia no Peru, Colômbia e Brasil, entre os rios Napo e o Içá ou rio Putumayo , cujas línguas pertencem à família lingüística bora. São aproximadamente 1700 pessoas.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como, por exemplo: o hábito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o hábito da pesca e caça, alimentação à base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas ...

É realizado, geralmente, de 15 em 15 dias, tanto com o objetivo religioso quanto festivo, de comemoração. À primeira vista, pode ser percebido como uma dança, que varia de ritmos e linhas (toadas) em cada povo.

"Waiá-Toré, a Grande Celebração Tribal", com início às 21 horas,... noite foi de exaltação aos povos indígenas com o espetáculo 'Waiá-Toré,... realizou, na noite desta quarta-feira (26), o ensaio técnico no...

Continuar lendo Quem são os tapebas?