Quem são os verdadeiros hebreus?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

O que significa o termo judeu? O termo judeu veio da predominância da tribo de Judá. Isto é, antes do seu retorno à Terra Prometida, quando voltaram do cativeiro. Por causa disso, os hebreus/israelitas passaram a ser chamados de judeus.

Atualidade dos Hebreus
Atualmente, a região em que vivem os hebreus, no Estado de Israel, continua sendo foco de conflitos.

Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina.

Os relatos bíblicos contam que os hebreus são descendentes diretos de Abraão e vieram da Mesopotâmia para Canaã, por volta do século XX a.C. Nesse relato, Abraão era um pastor seminômade que morava em Ur, quando recebeu uma profecia de Deus que o fez abandonar a sua terra em busca de uma “terra prometida”.

Os patriarcas. A primeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do Faraó Merneptah. Nessa época, algum povo conhecido como “israelitas” já habitava a região da Palestina no Oriente Próximo.

Significado de Hebreu
adjetivo Relativo aos hebreus, povo semita da Antiguidade que, descendente de Abraão e antepassado dos judeus, professa a religião de um só Deus, sendo sua história relatada na Bíblia pelo Velho Testamento; hebraico. substantivo masculino Indivíduo dos hebreus; israelita ou judeu.

N existem somente duas raças e a cultura judaica não é possessão branca ou negra mas semita. Tem varios povos de pele clara ou parda no continente africano. Provavelmente ele era de cor parda, e nao loiro ou negro por ser do continente africano...

“Era este o nome dado aos membros da família de Abrão, um patriarca que se estabeleceu em Canaã, na época em que ainda não existiam judeus”, afirma. Segundo ele, um dos netos deste patriarca se chamava Israel e, por conseguinte, seus descendentes foram chamados de israelitas.

Por onde passaram e se fixaram, acabaram exercendo grandes atividades intelectuais, comerciais ou foram perseguidos pelas populações locais. Na Antiguidade Oriental (Oriente Médio), os hebreus, também chamados de judeus ou israelitas, habitavam Canaã (território do atual Estado de Israel).

Embora tenha diferentes vertentes, de um modo geral o Judaísmo tem 13 princípios básicos, entre eles o de confiar plenamente que Deus é o primeiro e único criador e guia de todos os seres, não possui propriedades antropomórficas (portanto, não é uma pessoa), é o único a quem é apropriado rezar e ele recompensa aqueles ...

Por volta de 1100 a.C., o império egípcio foi novamente dividido em Alto e Baixo Egito. A dissolução acabou permitindo que os assírios avançassem sob o território. Em 662 a.C., o rei Assurbanipal conseguiu subjugar o politicamente combalido governo egípcio. Daí em diante, outras civilizações dominaram o Egito.

O Reino unificado de Israel iniciou-se com Saul, tendo sido ungido por Samuel e escolhido como primeiro rei, tanto por Yahweh quanto pelo povo, tendo Saul governado aproximadamente de dez a vinte anos (1020/1010 (?) a 1000 a.C.).

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram a terra povoada pelos cananeus (povos originários da região) e filisteus. A narrativa bíblica conta que a região teria sido conquistada em uma campanha militar feita sob a liderança de Josué.

Segundo pesquisadores, há milhões deles no Brasil.

Javé

Neste processo de formação de identidade, um mito é fundamental pois é o pilar deste novo povo: Javé – o Deus Único.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano. Ao longo do tempo, muitos nomes foram dados a esta área. O nome mais antigo conhecido era "Canaã".

Neste período os hebreus continuaram como pastores nômades, organizados em grupos familiares chefiados por anciãos que receberam o nome de Patriarcas, os primeiros foram: Abraão, Isaac e Jacó, que teve seu nome mudado para Israel e os filhos de Jacó foram chamados de israelitas.

Fase dos Patriarcas: onde por volta de 1750 a.C. os hebreus migraram para o Egito nas proximidades do Nilo devido a uma grande seca que levou à crise na produção de alimentos. Ao se fixar no Egito, os hebreus conseguiram prosperar, mas os faraós egípcios os perseguiram e os escravizaram.