Quem são os trabalhadores do setor privado?

Perguntado por: orocha . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Os trabalhadores do setor privado tem seus contratos de trabalho regidos com base na Consolidação das Leis trabalhistas ou seja “celetista”. O que isso significa? Significa que cada forma de trabalho tem seus benefícios diferentes em leis diferentes.

Temos como definição de setor publico a esfera onde o estado é o centro, já no setor privado temos um conjunto de iniciativas econômicas que não dependem do estado. Há um debate econômico da importância dos dois setores para uma nação.

Se o servidor público atua em funções e órgãos da Administração Direta, o empregado público é aquele locado em corporações associadas à Administração Indireta, como os correios e agências estatais bancárias, por exemplo.

Os empregados públicos são os que se submetem ao regime celetista, isto é, o vínculo com a Administração possui natureza contratual e existe uma predominância das regras do direito privado. Os exemplos claros que existem no dia a dia são os agentes da Caixa Econômica Federal, Petrobrás etc.

O regime celetista é uma das maneiras de contratação pela administração pública indireta. Por isso, só podem contratar por esta modalidade as empresas públicas e sociedades de economia mista. Quem é contratado no regime celetista é considerado um empregado público e não servidor público.

2. Serviço privado. Aquele que não é público, que não é estatal. Academia de ginástica, estacionamento, cinema, salão de beleza etc.

O primeiro setor conhecido também como Estado ou setor público. O mesmo é composto por Instituições públicas e os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Uma das vantagens que faz com que muitas pessoas optem pela carreira privada é o menor número de burocracia, principalmente quando se quer inovar em algo. No setor público, muita “papelada” precisa ser preenchida e nem sempre é autorizada esse tipo de mudança.

1. Setor privado. Conjunto de atividades e organizações de caráter particular quanto ao investimento de capital. Mercados, lojas e lanchonetes são exemplos de atividades do setor privado.

São elas:

  • Microempreendedor Individual (MEI) O MEI é ideal para quem trabalha por conta própria. ...
  • Empresário Individual (EI) ...
  • Sociedade Empresária Limitada. ...
  • Sociedade Empresária Unipessoal Limitada. ...
  • Sociedade Simples – Pura ou limitada. ...
  • Sociedade Simples Unipessoal Limitada. ...
  • Sociedade Anônima Aberta e Fechada.

Uma empresa privada é uma corporação pertencente de forma exclusiva aos fundadores ou a um grupo de outros investidores. Portanto, a empresa não vendeu ações ao público por meio da bolsa de valores.

Quem é e o que faz um Servidor Público? Os servidores públicos são funcionários que atuam dentro da Administração Pública direta, fundações e autarquias.

Confira, abaixo.

  • Empregado público x servidor público. Geralmente, todas as pessoas que trabalham de forma direta ou indireta para o governo são consideradas servidores públicos. ...
  • Tipos de servidores públicos. ...
  • Servidor temporário. ...
  • Servidor estatutário, efetivo ou de carreira. ...
  • Servidor comissionado.

A grande diferença entre servidores e empregados públicos é o regime: estatuário para servidores e celetistas para empregados públicos. O Regime Estatutário é regido primariamente por leis, em especial a Lei nº 8.112/90 (Lei dos servidores públicos).

Servidor público: também conhecido como funcionário público (denominação pouco usada atualmente).

O ponto decisivo da nomenclatura “Servidor Público” está na atuação desses Agentes na “Administração Direta”. Assim, posições em prefeituras e órgãos públicos como Secretarias, Ministérios, Câmaras e Assembleias são classificadas como Servidores Públicos.

O escriturário do Banco do Brasil é um empregado público, ou seja, possui um vínculo contratual de trabalho com a administração pública regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).