Quem são os superiores hierárquicos?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

O superior hierárquico exerce três poderes, que são os pilares da sua atuação ao longo deste processo de hierarquia. O já referido poder de direção, o poder de supervisão e o poder disciplinar. O poder de direção, como se pode supor, é o poder de o superior dar ordens e instruções em matéria de serviço ao subalterno.

Em resumo, o poder hierárquico consiste na prerrogativa conferida à administração pública para distribuir funções entre seus órgãos, bem como, atribuir competências e rever posições de servidores públicos, mediante relação hierárquica, a fim de ordenar os seus serviços.

FREITAS DO AMARAL, hierarquia administrativa é o modelo de organização administrativa vertical, constituído por dois ou mais órgãos e agentes com atribuições comuns, ligados por um vínculo jurídico que confere ao superior hierárquico o poder de direcção e impõe ao subalterno o dever de obediência.

Existem 3 níveis hierárquicos dentro de uma empresa que devem ser seguidos para que se tenha uma melhor organização e foco diante da delegação de tarefas:

  • Estratégico;
  • Tático;
  • Operacional.

Entre as condições do poder hierárquico, temos: dentro da mesma pessoa jurídica; deve haver subordinação (diferente de vinculação); não existe hierarquia entre os três Poderes (Executivos, Legislativos e Judiciários).

quanto mais baixo estiver o órgão, melhor para ter mais autonomia em relação ao maior nível hierárquico. quanto mais alto estiver o órgão, maior a autoridade e abrangência da atividade. quanto mais alto estiver o órgão, pior a relação de poder com seus subordinados.

É constitucional a delegação do poder de polícia, por meio de lei, a pessoas jurídicas de direito privado integrantes da Administração Pública indireta de capital social majoritariamente público que prestem exclusivamente serviço público de atuação própria do Estado e em regime não concorrencial.

Princípio da Hierarquia
Os órgãos da Administração Pública devem ser estruturados de forma tal que haja uma relação de coordenação e subordinação entre eles, cada um titular de atribuições definidas na lei.

Os termos hierarquia e autoridade são facilmente confundidos – porém ambas caminham juntas já que é por meio da hierarquia que há a constituição das relações de autoridade. A hierarquia empresarial é o modelo de hierarquia que representa os distintos níveis de comandos existentes dentro de corporações e empresas.

Autoridade hierárquica – Essa é a autoridade administrativa, é uma autoridade que tem ser aplicada com muito cuidado. Alguns gestores abusam do poder de autoridade a ponto de desenvolver constrangimento aos seus subordinados, levando o mesmo a ter problemas psicológicos e colocando em situação de desentendimento.

Observe que o conceito de hierarquia é utilizado em diversas áreas do conhecimento, por exemplo: hierarquia familiar, hierarquia urbana, hierarquia militar, hierarquia jurídica, hierarquia administrativa, dentre outros.

Se você ainda não sabe em qual nível hierárquico você se encontra, calma! É possível fazer isso por meio de uma autoavaliação. “Considere quanto tempo de experiência você tem naquela área, quais são suas competências técnicas e com que nível de autonomia você é capaz de executar o seu trabalho”, explica Ana.

A hierarquia empresarial é representada pelos diferentes níveis de comando encontrados dentro de uma organização. Apesar de possuírem autonomia, estão em parte, interligados entre si. A hierarquia empresarial é geralmente estabelecida obedecendo a três diferentes áreas: estratégica, tática e operacional.

Chief Executive Officer

O cargo mais alto de uma empresa é o de CEO (Chief Executive Officer, ou diretor executivo). É ele o responsável por gerenciar toda a companhia, e isso inclui definir os próximos passos dela, definir a estrutura organizacional, a rentabilidade, comunicar-se com a diretoria, entre outras atribuições de grande impacto.

Hierarquia é uma ordem de elementos de acordo com o seu valor. Trata-se da gradação de pessoas, animais ou objetos em função de critérios de classe, tipologia, categoria ou outro tópico que permita desenvolver um sistema de classificação. A hierarquia, por conseguinte, constitui uma ordem descendente ou ascendente.

Supervisor ou analista de cargos, salários e carreiras; Analista de treinamento e capacitação; Analista de recursos humanos; Gerente ou diretor de recursos humanos.

Em geral, o gerente está hierarquicamente acima do supervisor nas demais áreas de atuação.

Geralmente, não há nenhuma diferença entre encarregado e supervisor.

Outra diferença entre o supervisor e o coordenador é que, comumente, o supervisor lida com um grupo menor de pessoas, enquanto que um coordenador pode atuar com mais de uma equipe, além de ter um cargo hierárquicamente mais alto.

No Brasil, o Poder Executivo e o Poder Legislativo são definidos a partir de votação direta, enquanto o Poder Judiciário é direcionado por ministros indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado.

Conceito - Poderes da Administração (ou Poderes Administrativos) é Prerrogativa/Instrumento que o Estado tem para a perseguição do Interesse Público, podendo ser de 4 Tipos: Poder Hierárquico, Poder Disciplinar, Poder Regulamentar e Poder de Polícia (vamos estudá-los detalhadamente à frente).