Quem são os Sidonios na Bíblia?

Perguntado por: dbarbosa7 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Além disto, usa-se a palavra sidônios como sendo um nome genérico, significando os fenícios ou os cananeus (Js 13.6 – Jz 18.7,28). Na última passagem teria sido a cidade de Tiro mencionada, se fosse efetivamente de igual importância, porque era da mesma religião, e achava-se mais perto 32km.

[ Zoologia ] Membrana ou parte do patágio entre os membros posteriores, incluindo geralmente a cauda, de alguns animais, em especial dos morcegos.

Os fenícios fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização fenícia. Viviam no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel. Os fenícios são conhecidos como o povo do mar.

Nome de origem hebraica, nome do Rei dos Sidônios. Significa, literalmente, "Com Baal". Quem foi o Rei Etbaal? Rei de Sidom (940-908 a.C.) e pai de Jezabel, a mulher do Rei Acabe (1Rs 16,31).

A cidade também sucumbiu ao orgulho. Até Alexandre, o Grande, devastar Tiro em 332 a.C., todas as potências da época de Isaías em diante (assíria, Babilônia) infligiram pesados golpes sobre a cidade.

A mulher era grega, siro-fenícia de nascimento, isto não significa que era etnicamente grega, pois se trata de um termo genérico para definir um não-judeu, sugere também alguém que assimilou a cultura e a língua gregas.

Sarepta era uma cidade fenícia que ficava cerca de treze quilômetros ao sul de Sidom. O significado de Sarepta é discutido entre os estudiosos. Alguns sugerem que a palavra Sarepta tem relação com um verbo acadiano que significa “tingir”. Outros acreditam que essa palavra tem a ver com a ideia de “fundição”.

Refeição de pompa, banquete suntuoso.

Hoje, Tiro é a quarta maior cidade do Líbano depois de Beirute, Trípoli e Sídon.

A distancia entre Mar da Galileia e Tiro é 63 km.

O deus Baal na Bíblia
Por isto diferentes deuses são chamados de Baal no Antigo Testamento. Inclusive, alguns textos bíblicos usam o plural “Baalins” para se referir às muitas divindades pagãs dos povos vizinhos de Israel. Mas a maioria das referências bíblicas que falam de Baal se refere a Hadade.

A religião fenícia era politeísta - adoração de diversos deuses - e antropomórfica - os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto fisicamente quanto comportamentalmente. Cada cidade-Estado fenícia tinha um deus protetor. Para homenagear esses deuses, os fenícios realizavam sacrifícios humanos.

A aparência dos Fenícios era de pele escura tinham como deus, Baal e a deusa Astartéia. A religião dos fenícios era políteista. Umas das mais importantes influências comerciais e politicas eram os gregos. O nome Fenicia ou fenícios quer dizer Costa de coelho.

Depois de Alexandre, a pátria fenícia foi controlada por uma sucessão de soberanos helenísticos: Laomedonte (323 a.C.), Ptolemeu I (320 a.C.), Antígono II (315 a.C.), Demétrio (301 a.C.), e Seleuco (296 a.C.).

Jezabel ordena ao povo de Israel adoração aos seus deuses. Ela observa que Elias e os outros profetas não se ajoelham para adoração. Na praça de Samaria, Jezabel ordena que todos se ajoelhem diante do altar do deus Baal. Elias se nega e se aproxima de Jezabel.

Deus venerado por muitas comunidades, também conhecido como Bol, Bel, Bal entre os povos da Antiguidade (vd. Mitologia da Mesopotâmia e da Pérsia), Belas para os latinos e Belus (Hércules ou Zeus) para os gregos, as suas características variavam mais ou menos segundo as tribos que o adoravam.

Jezabel, personagem do Antigo Testamento da Bíblia, era uma moça nobre que vinha da Fenícia, região que atualmente corresponde ao território do Líbano e da Síria. Ela foi criada pelo pai, o rei Etbaal (Luciano Quirino), e teve uma infância difícil, com as mortes precoces de seu irmão e sua mãe.

Rei da Babilónia. Viveu nos séculos VII e VI a.

Líbano

Tiro foi uma cidade fenícia localizada no sul do atual Líbano e pode ser considerada como um dos pontos de encontro entre as culturas do mediterrâneo. Tratava-se de um símbolo do poder comercial e militar que os Fenícios exerceram no mar mediterrâneo, sendo Cartago sua colônia mais próspera.

Posso dirigir de Tiro para Sídon? Sim, a distância aproximada de Tiro para Sídon é 40 km.

A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: Senhor, ajuda-me! Ele respondeu: não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Disse ela, porém: sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos.