Quem são os sic Mundus?

Perguntado por: ireal5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 15 votos

Sic Mundus é uma sociedade secreta de viajantes do tempo, criada na cidade em 1921. O nome é uma referência a uma citação da Tábua de Esmeralda – texto antigo que fala sobre a partícula de criação do universo: “Sic mundus creatus est – Assim o mundo foi criado”.

Em Dark, a partícula de Deus é a massa energética escura que surge dos portais e alimenta-os ao mesmo tempo, possibilitando as viagens dos personagens. Na série, parece que a partícula se forma “do nada”, não é? Pois sua aplicação teórica e prática é precisamente esta.

Contudo, o site oficial de Dark afirma que Gustav é, na verdade, o avô de H. G. Tannhaus e que já nasceu cego. Ou seja: a série entregou alguns elementos dignos de se formar uma grande teoria envolvendo o relojoeiro e o Sic Mundus, mas aparentemente a verdade é que Gustav não é um viajante do tempo.

No caso de Dark, no entanto, a decisão teve a ver com a criação dos produtores. Aparentemente, foi uma decisão tomada em conjunto, uma vez que a série faz bastante sucesso e, provavelmente, teria continuado caso os criadores quisessem.

Também descobrimos que o pai de Regina não é Tronte, mas sim Bernd Doppler.

Paralelamente à peça infantil, Jonas segue a pista deixada pelo Andarilho (Jonas do futuro) e entra nas cavernas, que podem ser consideradas como o labirinto.

A série alemã, considerada uma das melhores produções do Netflix, se passa em três momentos diferentes da história, com intervalos de 33 anos, isso porque existe uma máquina que permite viagem no tempo. O professor Guilherme Wisnik analisa o seriado em sua coluna Espaço em Obra.

As coisas só mudam quando nós as mudamos. Mas você tem que fazer isso. O bem e o mal são uma questão de perspectiva.

Bósons são as partículas responsáveis pela interação existente entre os férmions. Diferentemente deles, essas partículas não apresentam problema em ocupar o mesmo lugar no espaço e ao mesmo tempo. Apresentam spin inteiro, não possuem massa e podem apresentar carga elétrica.

Na série, todas as crianças que passaram por algum experimento no espaço-tempo acabaram mortas. Até existir, em 2019, Mikkel Nielsen. Mikkel acaba se perdendo na caverna e entrando no buraco de minhoca, e vai parar em 1986. Sem conseguir voltar, ele é adotado e cresce com o nome de Michael.

Tannhaus e é o universo Original. O relojoeiro Tannhaus, ao criar a máquina do tempo para reverter a morte de seu filho (Marek), nora (Sonja) e neta (Charlotte) em um acidente de carro, criou assim a primeira fissura no tempo-espaço. Essa fissura se abre a cada 33 anos e se consumou com o desastre nuclear.

No final da série, descobrimos que Tannhaus criou o ciclo temporal que desencadeou todos os eventos da série. Ele criou duas realidades alternativas – uma em que seu filho e sua nora sobrevivem ao acidente de carro, mas sua neta morre, e outra em que sua neta sobrevive, mas seu filho e nora morrem.

O garoto é interpretado por Claude Heinrich. O personagem também é chamado de O Infinito, pois ele é uma personificação do loop temporal: filho de Jonas com a Martha do segundo mundo.

Ulrich não aparece no mundo de origem, pois é filho de Tronte e neto do “Desconhecido” – filho de Martha e Jonas. O que faz dele pai e bisneto de Martha ao mesmo tempo. Charlotte não existe porque é filha de Elisabeth, que é também sua filha, tornado-se avó de si mesma.

Jonas Kahnwald
Jonas é o filho de Hannah e Michael Kahnwald. Michael é, na verdade, Mikkel Nielsen, o garoto que desapareceu e voltou atrás no tempo até 1986. Durante os eventos da série, Jonas namorou Martha Nielsen, irmã de Mikkel.