Quem são os senadores que foram eleitos?

Perguntado por: hchaves . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Eles terão um mandato de oito anos, que começa em 1º de fevereiro de 2023.

  • REGIÃO NORTE. AC. ALAN RICK. UNIÃO. AM. OMAR AZIZ. ...
  • REGIÃO NORDESTE. AL. RENAN FILHO. MDB. BA. OTTO ALENCAR. ...
  • REGIÃO CENTRO-OESTE. DF. DAMARES ALVES. REPUBLICANOS. GO. WILDER MORAIS. ...
  • REGIÃO SUDESTE. ES. MAGNO MALTA. PL. MG. CLEITINHO. ...
  • REGIÃO SUL. PR. SERGIO MORO. UNIÃO. RS.

O desenho final das bancadas aponta para uma distribuição mais concentrada de senadores entre os partidos. O Plenário terá 15 bancadas, mesmo número que iniciou o ano de 2022, mas cinco delas serão bancadas grandes, que reúnem pelo menos 10% da composição (9 senadores).

Atualmente, o Senado Federal possui 81 senadores, que através do voto majoritário, são eleitos e exercem seus cargos para mandatos de oito anos, sendo que são renovados em uma eleição um terço das cadeiras e na eleição subsequente dois terços delas.

Senado Agora Padre Cícero: O Plenário aprovou o Projeto de Lei 10/2022, que inscreve o nome do padre Cícero Romão Batista, conhecido por Padre Cícero ou Padim Ciço, no "Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria".

Senadores eleitos em outubro tomam posse e elegem presidente em 1º de fevereiro. Os trabalhos no Senado recomeçam na quarta-feira (1º) com a realização de reuniões preparatórias para a posse dos senadores eleitos em outubro de 2022 e a eleição do presidente.

Dos 12 senadores na bancada, 4 chegaram ao Senado por outras legendas. Além deles, o senador Romário (RJ) conquistou a reeleição em 2022 já pelo PL, mas não integrava o partido até 2021. Ao todo, 15 dos 27 senadores que compõem as duas maiores bancadas atuais migraram para esses partidos nos últimos quatro anos.

§ 1º - Cada Estado elegerá três Senadores, com mandato de oito anos. § 2º - A representação de cada Estado renovar-se-á de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e por dois terços. Art. 2º - O mandato dos atuais Senadores terá a duração prevista na legislação em vigor à data da respectiva eleição.

§ 1º Cada Estado e o Distrito Federal elegerão três Senadores, com mandato de oito anos. § 2º A representação de cada Estado e do Distrito Federal será renovada de quatro em quatro anos, alternadamente, por um e dois terços. § 3º Cada Senador será eleito com dois suplentes.

Entre os partidos que apoiam Lula, estão as dez siglas que compuseram sua coligação nacional para o primeiro turno: Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB), Federação PSOL/Rede (PSOL e Rede), PSB, Solidariedade, Pros, Avante e Agir.

Dos 27 senadores que tomam posse, cinco já exercem mandato na Casa e foram reeleitos em outubro: Davi Alcolumbre (União-AP), Omar Aziz (PSD-AM), Otto Alencar (PSD-BA), Romário (PL-RJ) e Wellington Fagundes (PL-MT). Wellington Dias (PT-PI), do Desenvolvimento Social, Assistência, Família e Combate à Fome.

Novo presidente da República, Bolsonaro tomará posse em 1º de janeiro.

O Partido Liberal (PL) — do qual faz parte Jair Bolsonaro — elegeu oito senadores neste domingo (20), segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

1º Passo: Acesse o site do Senado e anote os e-mails dos 3 Senadores do seu Estado. 2º Passo: Em seguida, escreva um texto no corpo da mensagem do e-mail cumprimentando o Senador (é importante que haja um cumprimento antes mesmo de solicitar os materiais) e, transcreva o que você deseja.

Está localizado na Praça dos Três Poderes, junto com o Palácio do Planalto, sede do Executivo, e do Supremo Tribunal Federal, órgão máximo do Judiciário.