Quem são os semitas hoje?

Perguntado por: apereira2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Na Antiguidade, esses povos eram fenícios, hebreus (judeus), babilônicos, arameus, assírios e outros que, no terceiro milênio antes de Cristo, deslocaram-se da Península Arábica para a Mesopotâmia.

No final do século XIII, eles são expulsos da Inglaterra e, em fins do século XV, banidos ou convertidos ao Cristianismo na Espanha e Portugal. Contudo, nenhum massacre antissemita se igualou ao Holocausto da Segunda Guerra Mundial, que resultou na morte de milhões de judeus.

Significado de Semitismo
substantivo masculino Caráter do que é semítico. Em sentido restrito, caráter do que é judeu ou judaico. Civilização semita ou sua influência.

Os Semitas tiveram origem no Oriente Médio, onde ocuparam vastas regiões indo do Mar Vermelho até o planalto iraniano. São povos típicos de ambientes com clima seco, o que os caracteriza pelas práticas do pastoreio e do nomadismo.

Acádios, assírios, hebreus e árabes são chamados de povos semitas porque eles utilizam línguas que provêm de uma língua ancestral comum, que tem origem na região da Mesopotâmia.

As línguas semíticas são a família mais ao nordeste das línguas afro-asiáticas As línguas semíticas mais comuns faladas hoje são o árabe, o maltês, o hebraico, o amárico, o aramaico e o tigrínia.

Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

O judeu é definido como um membro da tribo de Judá e um israelita, e também são chamados de "povo escolhido de Deus". A tradição judaica entende que todos o povo judeu é descendente direto dos primeiros judeus, que seriam Abraão, Isaac e Jacó, e são definidos hoje enquanto um grupo etno-religioso.

Javé

Crenças. Os judeus cultuam um único deus chamado Javé ou Jeová. Para o judaísmo, Deus é um ser onipresente, onipotente e onisciente, que criou e influencia todo o universo, e se comunica com o seu povo através de profetas.

Os hebreus são também chamados de israelitas ou judeus e, portanto, os antepassados dos judeus. Os hebreus se diferenciam dos outros povos da antiguidade pois eram os únicos povos monoteístas.

A palavra anti-semitismo significa preconceito contra ou ódio aos judeus. O Holocausto é o exemplo mais radical de anti-semitismo na história.

Em 1933, a população judaica da Alemanha era de cerca de 525 mil pessoas. Na época, este número representava menos de 1% da população alemã total. A maioria dos judeus na Alemanha (em torno de 400 mil pessoas) possuía cidadania alemã. Muitos deles faziam parte de famílias que já viviam naquela área há séculos.

Desde os tempos bíblicos, os judeus são um povo com uma fé monoteísta, o judaísmo, que representa um componente tanto religioso quanto nacional. Por volta do século XVIII, a maioria dos judeus do mundo vivia na Europa Oriental, onde foram confinados a guetos e tinham pouca interação com as sociedades ao seu redor.

O Distintivo no Sistema dos Campos
Judeus encarcerados em campos foram marcados com dois triângulos amarelos sobrepostos formando uma estrela de Davi. Feitos de tecido, estes distintivos eram costurados nos uniformes usados pelos prisioneiros nos campos.

Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.