Quem são os principais interessados na contabilidade de uma empresa?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

Quem são os usuários da contabilidade

  • Investidores.
  • Credores.
  • Administradores.
  • Governos.
  • Concorrentes.

Os usuários internos são os proprietários, gestores, administradores e até mesmo os funcionários que necessitam de informações sobre a contabilidade e finanças da empresa para tomar alguma decisão importante, que refletirá no crescimento e sucesso do negócio.

Usuários internos contabilidade são os que fazem parte da entidade e possuem interesse nas informações contábeis para fins administrativos. Podem ser a alta administração, empregados ou auditoria interna. Esses exemplos são apenas exemplificativos.

Os usuários da contabilidade são pessoas que buscam avaliar a situação patrimonial de uma empresa, além de buscarem organização da forma financeira e da gestão evitando problemas com o fisco.

Usuários externos da contabilidade são os que não fazem parte da entidade e possuem interesse nas informações contábeis para fins empresariais. Os usuários podem ser o governo, investidores, credores e empregados quando esses agem como investidores da empresa da qual trabalham.

Muitas pessoas têm essa dúvida, afinal, são palavras parecidas e que ainda estão relacionadas ao mesmo setor. Para ser um contador, o profissional deve ser graduado como Bacharel em Ciências Contábeis. Por sua vez, o termo contabilista se refere aos profissionais que trabalham com Ciências Contábeis no geral.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

Você pode verificar a DECA (Inscrição Estadual), pois, nesta é colocado o nome do contador para efeito de controle do Estado no caso de envio de correspondências. Realmente, no caso da receita federal só é possível se preencher o DBE e indicar o contador. Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

A Contabilidade Financeira detém informações assertivas utilizando indicadores financeiros e auxiliando no planejamento da Contabilidade Gerencial. O público alvo são os investidores, a sociedade em geral, fornecedores, governo, clientes, os bancos, dentre outros.

Luca Bartolomeo de Pacioli

Luca Bartolomeo de Pacioli (Sansepolcro, 1445 — Sansepolcro, 19 de junho de 1517) foi um frade franciscano e célebre matemático italiano. É considerado o pai da contabilidade moderna por conta de seu pioneirismo no método das partidas dobradas.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Dentre os usuários citados acima, consideramos que os investidores e os funcionários são considerados como sendo os usuários internos da contabilidade, desta forma, os fornecedores, o governo e os bancos se caracterizam como sendo usuários externos da contabilidade.

Os princípios da contabilidade são um conjunto de normas gerais que delimitam a aplicação das Ciências Contábeis. Elas representam a essência das doutrinas e teorias contábeis, que regem a atuação dos profissionais de contabilidade.

A contabilidade é essencial para a organização da situação financeira de uma empresa, pois ela realiza um planejamento com todas as etapas necessárias, levando em conta um determinado modelo de negócio para que assim consiga oferecer os resultados esperados.

Nesse sentido, a contabilidade constitui um sistema de informação e avaliação para a tomada de decisões de uma empresa, já que fornece aos seus usuários demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização.