Quem são os primos dos humanos?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Há pelo menos 30 anos os cientistas consideram os chimpanzés como os parentes mais próximos dos humanos na escala evolutiva. Na teoria atual, a espécie humana pertenceria a um grupo de primatas africanos, que também inclui os gorilas, os chimpanzés e os bonobos.

Toda. Essa é a resposta simplificada, claro. Na prática, cada um dos 20 mil genes que se juntaram para compor seu genoma vêm de um ancestral diferente. Todas as pessoas que compartilham um gene compartilham um mesmo ancestral, que é o indivíduo em que aquela mutação surgiu originalmente.

Primo em primeiro grau : indivíduo em relação aos filhos e filhas de seus tios e tias; primo carnal, primo coirmão, primo germano, primo-irmão, primo primeiro.

Primos — são os que têm dois avós (um avô e uma avó) em comum. Segundos primos — são os que têm dois bisavós (um bisavô e uma bisavó) em comum. Terceiros primos — são os que têm dois trisavós (um trisavô e uma trisavó) em comum. Quartos primos — são os que têm dois tetravós (um tetravô e uma tetravó) em comum.

  • Primatas
  • Therapsida
  • Elpistostegalia

E depois de comparar o homo sapiens com seus primos mais próximos, gorilas e macacos, ele faz uma declaração que pode surpreender a muitos: os humanos são a espécie de primata mais violenta em relação ao sexo feminino.

Bonobos e humanos compartilham 98,7% do mesmo mapa genético, o mesmo percentual compartilhado pelos humanos com os chimpanzés, de acordo com o estudo.

Cientistas estão fazendo o possível para salvar o gibão-de-Hainan (Nomascus hainanus), a espécie de macaco mais rara do mundo, que vive na ilha Hainan, na China.

Entende-se primo em primeiro grau quando o pai de um dos cônjuges é tio do outro cônjuge. Graus de parentescos maiores que primos é necessária a avaliação com médico geneticista para o casamento civil ter validade. Do ponto de vista religioso, as religiões judaico-cristãs não proíbem casamentos entre primos.

Entre primos não é incesto, mas é semi-incesto.

Isto é, legalmente, a união entre colaterais até terceiro grau é proibido por lei (primos são colaterais em quarto grau). A Igreja Católica não veta, mas dispara o alarme quando isso ocorre. Pouca gente sabe, mas, para ser concretizado na igreja, o casal consangüíneo precisa de autorização do bispo da diocese.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Os primeiros são os nossos ascendentes e os nossos descendentes, isto é, nosso pai, mãe, avós, filhos, netos e assim por diante. Enquanto isso, os parentes colaterais têm o mesmo ancestral em comum, mas não descendem ou ascendem entre si. É o caso dos irmãos, tios, sobrinhos e tios-avós, por exemplo.

O casamento entre primos é permitido por lei na maior parte da Europa, América, Austrália e em partes da África e da Ásia. É permitido no Brasil, onde a proibição do casamento entre parentes vai até parentes de terceiro grau - e primos são considerados colaterais em quarto grau.

Então você não é parente de 1º grau nem do seu irmão, como poderia ser do seu primo? Sendo assim, não esqueça de hoje em diante, primos são parentes de 4º grau na linha colateral. Pense assim, de você para os seus pais há uma linha reta, então 1º grau.

O relacionamento entre primos ou outros graus de familiares é denominado consanguinidade. Em qualquer grau de parentesco as pessoas compartilham informação genética em comum, por isso existe um risco maior que um casal consanguíneo coincida em variantes genéticas.

Um número é classificado como primo se ele é maior do que um e é divisível apenas por um e por ele mesmo. Apenas números naturais são classificados como primos.