Quem são os povos afro-brasileiros?

Perguntado por: iteixeira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. Assim como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos colonizadores.

Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo ...

A influência da cultura afro-brasileira é bastante pronunciada em expressões musicais, como Maracatu, Samba, Maculelê, Jongo e Maxixe. Esses ritmos utilizam instrumentos como o atabaque, o afoxé, o berimbau e o tambor. Essas manifestações musicais têm forte influência também sobre as manifestações do corpo.

A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.

a “arte afro-brasileira” é antes de mais nada contemporânea: ganhou nome neste século 20 e passou a ser reconhecida como qualquer manifestação plástica e visual que retome, de um lado, a estética e a religiosidade africanas tradicionais e, de outro, os cenários socioculturais do negro no Brasil.

O Estado de São Paulo contava, em 2005, com a maior população negra do país, com aproximadamente 12,5 milhões de pessoas de raça/cor preta ou parda, correspondendo a 31% dos habitantes do Estado, segundo dados divulgados pela PNAD.

As contribuições da cultura africana na culinária brasileira

  1. Acarajé Feito com feijão fradinho, vatapá, caruru, camarão, molho de pimenta e azeite de dendê, o clássico bolinho de acarajé da Bahia é um dos principais alimentos de origem africana. ...
  2. Leite de coco. ...
  3. Quiabo. ...
  4. Mungunzá (ou canjica) ...
  5. Cuscuz. ...
  6. Cocada.

Os estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo ...

Assim, a cultura brasileira ficou marcada pela herança de danças relacionadas às tradições afro-brasileiras. As mais populares são a capoeira; congada; jongo; maracatu e samba de roda.

A cultura afro-brasileira tem parte fundamental na construção histórica da nação. Muitos costumes que temos atualmente herdamos dos negros, que precisavam usar seus conhecimentos para, literalmente, "se virar", em meio a situações precárias de moradia, alimentação, lazer, entre outros pontos essenciais.

Afoxé, capoeira, samba de roda e os blocos afros são exemplos das manifestações culturais do povo negro brasileiro. A história brasileira é marcada por vários episódios de luta popular em defesa de direitos, que garantem dignidade, respeito e, acima disso, a vida.

Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas. Descendentes de índios com brancos.

Segundo o IBGE, 56,1% dos brasileiros se declaram negros, grupo que reúne pretos e pardos.

"Bagunça", "curinga", "moleque", "dengo", "gangorra", "cachimbo", "fubá", "macaco", "quitanda"... Outras palavras do português falado no Brasil também têm raízes africanas. Muitas delas vêm de diferentes povos do continente, como os jejes e os nagôs (que falavam línguas como o fon e o ioruba).