Quem são os persas nos dias de hoje?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Os persas povoaram o local que atualmente é conhecido como uma província do Irã, chamada de Fars, por isso, a população iraniana tem ancestralidade persa. O Irã ou República Islâmica do Irã, inclusive, só começou a ser conhecido assim em meados do século XX, em 1935. Até então o território era conhecido como Pérsia.

Alexandre o Grande

A Pérsia foi eventualmente conquistada por Alexandre o Grande em 334 a.C. A Civilização Persa formou o maior Império da Antiguidade Oriental. Por muito tempo os povos Semitas, Hititas, Egípcios e Gregos foram vassalos dos Reis persas.

Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

Os iranianos de hoje são descendente dessa linhagem, mas se dividem em vários grupos com muitas diferenças entre si. O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935.

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Dario

Dario foi um dos mais poderosos imperadores da antiguidade. Durante seu reinado, o império Persa passou por um esplendor ainda maior do que na época de Ciro, sobretudo em razão das grandes construções de engenharia, entre elas, as estradas que ligavam as principais cidades do império, como Pasárgada, Susa e Persépolis.

O Império Persa se desenvolveu na região do planalto iraniano, onde fica a atual República Islâmica do Irã, mas que, na Antiguidade, era a região vizinha da Mesopotâmia.

Persépolis

Persépolis, a antiga capital do Império Persa.

Ahura-Mazda

A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush).

- Xerxes I era um seguido de uma religião antiga da Pérsia conhecida como Zoroastrismo.

Zoroastrismo, a religião dos antigos persas.

O termo Pérsia foi, até 1935, o nome oficial pelo qual o mundo conhecia o Irã, mas o povo persa usava, para referir-se à sua própria nação, desde o período Sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

O aquemênida “Ciro II, o Grande” destituiu do trono o rei do império da Média, Astíages. Depois dessa vitória, os persas, que até então eram dominados pelos povos medos, passaram a subjugá-los sob a liderança de Ciro II. Esse episódio ocorreu por volta de 560-530 a.C e marcou o início do surgimento do Império Persa.

O persa também conhecido como parse, fársi ou pársi, é uma língua iraniana pertencente ao ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. É amplamente falado no Irã (e na diáspora iraniana), no Afeganistão, Tajiquistão, Paquistão, Uzbequistão e, em menor escala, na Armênia, Turcomenistão, Azerbaijão e no Barein.

Continuar lendo Quantos persas morreram?