Quem são os persas na Bíblia?

Perguntado por: squarteira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Os iranianos de hoje são descendente dessa linhagem, mas se dividem em vários grupos com muitas diferenças entre si. O país se chamou Pérsia até o século passado – o nome Irã, que na língua parse significa “terra dos arianos” (uma referência à etnia de seus ancestrais), só foi adotado oficialmente em 1935.

Persas foram um povo que habitava o planalto central e se estabeleceu, a partir do século VI a.C., como um dos maiores impérios da Antiguidade: o Império Aquemênida. Ruínas de Persépolis, cidade persa fundada durante o reinado de Dario I.

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro.

Irã

O Irã, país que se localiza no Planalto Iraniano (Oriente Médio), era chamado de Pérsia do século 6 a.C. até 1935, apesar de o nome Irã já ser utilizado pelos persas desde o século 7. Durante a Antiguidade, a Pérsia foi um grande império, que englobava desde a atual Turquia até o Punjab, incluindo o Egito (África).

Em aramaico, o nome Pérsia, significa divisão, desdobramento, ato de repartir. O povo iraniano, para se referir ao próprio país, usava, desde o período sassânida, o termo "Iran", que significa “terra dos arianos”, derivado de Aryanam, forma encontrada em textos persas antigos.

O aquemênida “Ciro II, o Grande” destituiu do trono o rei do império da Média, Astíages. Depois dessa vitória, os persas, que até então eram dominados pelos povos medos, passaram a subjugá-los sob a liderança de Ciro II. Esse episódio ocorreu por volta de 560-530 a.C e marcou o início do surgimento do Império Persa.

Ahura-Mazda

A religião persa antiga, conhecida como masdeísmo, caracterizou-se principalmente pela dualidade entre o bem versus o mal, forças representadas pelos dois principais deuses: Ahura-Mazda (ou Ormuz-Mazda) e Arimã (ou Angro Mainyush).

Hebreus, Fenícios e Persas
Tiveram como vizinhos os hebreus que também viviam na região onde está o atual Estado de Israel. Com os persas, além do comércio, os fenícios ainda tiveram que enfrentá-los como inimigos devido à expansão do Império Persa.

Introdução. Os persas foram um povo que habitou a região do atual Irã há muito tempo atrás, cerca de 2000 a.C. O planalto iraniano, localizado ao leste da Mesopotâmia, tinha um clima predominantemente seco, sendo as suas terras pouco férteis.

Zoroastrismo

Zoroastrismo, a religião dos antigos persas.

Eles eram chamados de imortais porque assim que um guerreiro morria outro imediatamente o substituía, mantendo uma alta rotatividade do exército persa.

A causa da guerra se deveu ao fato de que os persas estavam expandindo o seu território, a conquistar colônias gregas e dominavam, assim, o comércio do Mar Egeu. Os gregos não aceitavam essa hegemonia e entraram na disputa pelas terras da Ásia Menor.

Atualmente, os curdos declaram ser os atuais descendentes dos medos.

Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes reis da Pérsia na Antiguidade. O reinado de Ciro II ocorreu entre 559 a.C. e 530 a.C. Ele foi o fundador do Império Aquemênida, também conhecido como o Primeiro Império Persa, que teve como base extensos territórios da Ásia Ocidental.

A submissão dos persas perdurou até o ano de 550 a.C., quando o príncipe persa Ciro, o Grande (590-529 a.C.), liderou uma revolta contra os medos.

Em 332 a.C. Alexandre, o Grande, imperador da Macedônia que já havia tomado a Grécia, aproveitou o momento de fraqueza dos inimigos persas e empreendeu uma grande batalha para dominar todo o território outrora conquistado por eles, suscitando no fim da hegemonia persa no Oriente Médio.

Continuar lendo Quantos persas morreram?