Quem são os parentes de sangue?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

Então, para entender melhor, vamos às definições; Fala-se em parente de sangue (ou cosanguíneo) quando duas pessoas têm um ancestral em comum, seja na linha direta (pai para filho), seja na linha colateral (tios e sobrinhos, por exemplo).

Grau de parentesco sanguíneo
O vínculo sanguíneo (ou consanguinidade) ocorre quando as pessoas pertencem, em termos genéticos, a uma mesma família. É a ligação de parentesco que existe em razão de uma conexão chamada de tronco ancestral.

Família vem de laços espirituais; parente se caracteriza por laços sanguíneos. As pessoas que mais amo no decorrer da minha existência formarão a minha família, mesmo que não tenham nada a ver com o meu sobrenome.

Irmão de sangue : aquele que, em relação a outrem, tem somente o mesmo pai; irmão consanguíneo. Irmão gêmeo : aquele que, em relação a outro, nasceu do mesmo parto. Irmão germano : aquele que, em relação a outro, tem o mesmo pai e a mesma mãe; irmão bilateral.

A contagem de grau é feita de dois modos: na linha reta e na linha colateral. Na linha reta, o grau é determinado, na ascendência ou descendência, pela evidência de cada geração, tendo por base o autor comum. Assim, o pai e o filho estão no primeiro grau, porque entre eles há apenas uma geração.

Os parentes de primeiro grau são: pai, mãe e filhos. Também integram esta categoria os parentes de primeiro grau por afinidade. São eles: padrasto, madrasta, enteados, genro, nora, sogro e sogra. Em segundo grau, são considerados parentes diretos avôs, avós, netos e irmãos.

TIPOS DE PARENTESCO
Parentes exclusivamente do cônjuge ou companheiro(a) em linha reta: Ascendente: 1º grau: pai e mãe 2º grau: avô e avó 3º grau: bisavô e bisavó Descendente: 1º grau: filho e filha 2º grau: neto e neta 3º grau: bisneto e bisneta.

São parentes consanguíneos ou por adoção: pais (primeiro grau), avós (segundo grau), bisavós (terceiro grau), filhos (primeiro grau), netos (segundo grau), bisnetos (terceiro grau) e assim vai, pois, como falamos antes, a lei não limita o parentesco em linha reta.

O que une a família não são os laços de #sangue, mas os laços de amor, coração, respeito e da cumplicidade. Nem sempre laços de sangue definem o verdadeiro significado de uma família, embora geneticamente pertencemos a um grupo, laços de coração ainda é o meu favorito.

Primo em segundo grau : a) primo do pai ou da mãe de um indivíduo em relação a este; b) filho de primo ou prima do pai ou da mãe de um indivíduo, em relação a este. Primo em terceiro grau : filho de um primo em segundo grau de um indivíduo em relação a este.

Popularmente, os primos reconhecidos pela lei (parente em quarto grau) são chamados de "primos de primeiro grau". A partir daí, todos os outros primos são chamados de segundo grau, terceiro, quarto, etc.

Designa-se por família o conjunto de pessoas que possuem grau de parentesco ou laços afetivos e vivem na mesma casa formando um lar. Uma família tradicional é normalmente formada pelo pai e mãe, unidos por matrimônio, e por um ou mais filhos, compondo uma família nuclear ou elementar.

Por fim, a afinidade são aqueles parentes que se originam com vínculo do casamento e da união estável, como aborda o artigo 1.595 do Código Civil brasileiro de 2002. Assim, sogro e genro são parentes afins em primeiro grau em linha reta, cunhados são os parentes afins em segundo grau na linha colateral (PEREIRA, 2010).

Grafia no Brasil: segundogênito.