Quem são os mamelucos?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os mamelucos eram escravos que, geralmente, serviam a seus amos como pajens ou criados domésticos e que, eventualmente, eram usados como soldados pelos califas muçulmanos e pelo Império Otomano. Em alguns países, como no Egito, conquistaram o poder.

Os mamelucos guiavam a expedição. Reunindo características do branco e do índio, desempenhavam papel importante como elemento de ligação entre as duas culturas, européia e indígena.

ma·me·lu·co co. 1. Soldado de uma milícia turco-egípcia, originariamente formada por escravos.

De acordo com a definição do Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, mameluco significa “soldado de uma milícia turco-egípcia, originariamente formada por escravos” ou “mestiço, geralmente filho de branco e de mulher índia”.

O MULATO – mistura do branco com o negro; • O CAFUZO – mistura do negro com o índio; • O MAMELUCO ou CABOCLO – mistura do branco com o índio.

Apesar de representados, em pinturas e esculturas, como homens bem vestidos, andavam descalços, usando grandes chapéus de abas largas e gibões de algodão acolchoados para se proteger das flechas. Caminhavam em fila indiana, uma influência indígena.

Caboclo, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. Segundo o Dicionário Aurélio, "caboclo" procede do tupi kari'boka, que significa "procedente do branco".

Caboclo, dentro da umbanda, corresponde a um espírito desencarnado de um índio, que se manifesta através de uma pessoa capaz de senti-lo, o chamado "médium".

A Comunidade Cafuza é um grupo étnico formado pela miscigenação entre negros e índios e partilha de maneira mais ampla a cultura cabocla, própria dos segmentos marginalizados da população camponesa "nativa" de Santa Catarina.

Quase todos eram mamelucos (filhos de indígenas com europeus) e casados com índias. A língua mais falada por eles era a geral (indígena). Segundo Caldeira, a união das ambições europeias com os costumes locais criou um novo tipo: o sertanista.

Caboclo é um termo Tupi que designava os filhos de indígenas com os brancos europeus. Os caboclos, aqui tratados, são os descendentes da miscigenação entre brancos europeus (portugueses e espanhóis), negros e índios durante os séculos de colonização portuguesa.

Representação de uma criança cafuza na "Pintura das Castas", do Vice-Reino da Nova Espanha, no século XVIII. A pintura ilustra: "De um negro e uma índia sai um lobo", que é sinônimo para cafuzo em algumas partes da América Latina. Mulher cafuza retratada em 1881 na coleção Popular Science Monthly.

1 ant Indígena brasileiro, considerado selvagem, que mantinha contato com os colonizadores. 2 Indivíduo mestiço, filho de branco com indígena; cariboca, curiboca. 3 Mestiço de negro com indígena; caburé, cafuzo: “[…] as crianças abandonadas da cidade o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte” ( JA ) .

Mameluco (também conhecido como caboclo) significa ser mestiço de europeu branco e indígena. Sua origem está no árabe “mamluk” que originalmente significa “escravo”, porém com um significado um pouco diferente do Brasil colonial.

Cafuzo, Mulato e Mameluco
As principais "sub-etnias" que surgiram no Brasil foram: Cafuzos: a miscigenação a partir dos índios com os negros africanos; Mulatos: o resultado da mistura entre os brancos europeus e negros africanos, na época do Brasil Colonial; Mamelucos: mistura de indivíduos brancos com índios.

A miscigenação entre brancos e negros originou os povos chamados de mulatos. Já da mistura entre índios e brancos surgiram os mamelucos, considerados como os primeiros brasileiros no período após o descobrimento. Já a miscigenação entre índios e negros deu origem aos cafuzos.

A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço: Caboclo = branco + índio. Mulato = negro + branco. Cafuzo = índio + negro.

Além disso, existem terminologias antigas para especificar a mestiçagem: mulatos para descendentes de brancos e pretos; caboclos e mamelucos para descendentes de brancos e indígenas; cafuzos para descendentes de indígenas e pretos; e juçara para descendentes de brancos, indígenas e pretos.

Os mulatos são os descendentes do intercurso sexual entre pessoas negras e brancas.

Quanto aos “caboclos”, o recenseamento chegou a um número bem elevado (quase 1,3 milhão), correspondendo a 9,6% da população total do país.

Os indígenas e mamelucos ensinavam aos portugueses a melhor maneira de se deslocar pelas matas, guiavam expedições e sabiam construir canoas para navegar pelos rios. Eles também possuíam muitos conhecimentos sobre as plan- tas que serviam como alimento e como medicamento.