Quem são os mais atingidos pela fome?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O ranqueamento da fome no mundo traz tradicionalmente países africanos como os mais atingidos pela pobreza alimentar, no entanto o Brasil também registrou recentemente um aumento significativo da fome entre seus habitantes.

É o que diz um relatório do Índice Global da Fome (IGF), de autoria da organização não governamental alemã Welthungerhilfe (ajuda mundial para a fome), divulgado nesta quinta-feira (13/10). O estudo indica que o número de famintos aumentou de 811 milhões para 828 milhões entre 2021 e 2022.

Os fatores que causam a fome no mundo são vários, dentre os quais estão a desigualdade social, a pobreza, os conflitos e guerras, as crises econômicas, a má distribuição de alimentos e o manejo inadequado dos recursos naturais.

Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome.

Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique são os lusófonos na lista com maiores números de afetados pela insegurança alimentar aguda nos últimos dois anos.

Como controlar a fome?

  1. Consuma proteína para controlar melhor a fome. A proteína é melhor do que os carboidratos e a gordura para saciar a fome. ...
  2. Coma alimentos ricos em água e fibras. ...
  3. O exercício pode controlar a fome. ...
  4. Beba líquidos! ...
  5. Refeições pequenas e frequentes podem ajudar a reduzir o apetite.

Cinco atitudes e ações da ONU para acabar com a fome

  1. Não desperdice comida. Se você tiver sobras, congele elas para mais tarde ou use elas como ingrediente para fazer uma nova refeição. ...
  2. Produza mais, com menos. ...
  3. Adote uma dieta mais saudável e sustentável. ...
  4. Defenda a #FomeZero.

63

Com isso, a insegurança alimentar no Brasil superou, pela primeira vez, a média simples dos 122 países analisados pela pesquisa da Gallup —que é de 35%. O país ficou na 63a posição do ranking.

As causas para a fome no Brasil compreendem desde questões sociais e econômicas até políticas, destacando-se as desigualdades sociais, a pobreza, as crises (política, econômica, sanitária) e a má distribuição de alimentos.

A nova publicação destaca que 193 milhões de pessoas enfrentaram “insegurança alimentar aguda” em 53 países ou territórios no ano passado. A realidade de meio milhão de pessoas requer ações maior urgência para evitar a fome e a morte em países como Etiópia, Madagascar, Sudão do Sul e Iêmen.

Causas da Fome
Pobreza. Questões naturais como: Clima, Terremotos, Seca, pestes. Reforma agrária precária. Má administração dos recursos naturais.

O problema da fome relaciona-se à falta de comida disponível para as pessoas ou na impossibilidade de se conseguir ter acesso ou comprar alimentos. Assim sendo, a fome no mundo está relacionada com a questão econômica, vinculada diretamente à miséria que algumas pessoas e boa parte dos países sofrem.

A fome também impacta diretamente o cotidiano de famílias, por meio do aumento da pobreza, da marginalização social, de dificuldades na escola e de deterioração da saúde. Portanto, a ausência de alimentação adequada tem repercussão direta em diferentes setores e atividades da sociedade.

Nessas 04 décadas, a China retirou mais de 700 milhões de pessoas da situação de extrema pobreza, combatendo, consequentemente, a ocorrência da fome entre uma parcela relevante da sua população. Os esforços, que se iniciaram nos anos 1980, resultaram na redução de 75% da pobreza global na China.

matar à fome
Deixar morrer por falta de alimento.