Quem são os magos do oriente?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.

Os magos do Oriente eram homens sábios que foram adorar Jesus quando ele nasceu, sendo guiados por uma estrela. Sua história só aparece uma vez na Bíblia, em Mateus 2:1-12. A Bíblia não diz que eram três nem que eram reis. Os magos do Oriente viram uma estrela que indicava que o Rei dos judeus tinha nascido.

Melquior era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltasar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz.

Apesar de na narrativa bíblica Herodes afirmar aos magos que queria prestar culto a Jesus, na verdade, o rei estava apavorado e queria matar o menino. Os magos partiram para Belém e, guiados pela estrela, encontraram Jesus. Ilustração que representa a cena dos três magos visitando Jesus.

Dado pelo rei mago Gaspar, o incenso era ofertado somente para as divindades. Assim, o presente mostra que os magos viram em Jesus o próprio Deus. Já a mirra, uma oferta do rei mago Baltazar, era usada para preparar os corpos para o sepultamento.

Os magos eram a casta sacerdotal pertencente à religião mazdeísta da antiga Pérsia, que também era praticada na Índia e na Grécia - pensa-se que os três Reis Magos que seguiram a estrela até junto do Menino Jesus tivessem pertencido a esta mesma casta.

Eram magos e vinham do Oriente, seguindo o rumo de uma misteriosa estrela. Chegaram a Belém e ofereceram ao Menino três presentes: ouro, incenso e mirra, e voltaram muito felizes ao seu longínquo país. (Ao chegar a Jerusalém falaram com o rei Herodes, mas na volta o evitaram.

Mago é o epíteto de Simão, aquele embusteiro, a que se faz referência nos Atos (8.9). Todavia, a palavra 'magos' tem uma honrosa significação quando é aplicada aos sábios, vindos do oriente, para procurarem o Salvador, que nascia em Belém (Mt 2). Em At 13.6,8 o termo acha-se traduzido por mágico, encantador.

Uma tradição popular transcrita nos fala que eram 3 e deu a eles os nomes de Melquior, Baltasar e Gaspar. Encontramos estes nomes no Evangelho Apócrifo Armeno da Infância, do fim do século VI, no capítulo 5,10. Foto: Os três Reis Magos vindo do Oriente.

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura. Sábios, os magos despistaram Herodes e partiram para Belém guiados pela estrela, encontrando a Sagrada Família, Maria, José e Jesus.

Os restos mortais dos 3 reis magos. Relicário dos 3 Reis Magos na Catedral de Colônia, na Alemanha. Os restos mortais foram encontrados na Pérsia, pela imperatriz Santa Helena, no século IV. Ela os levou para Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente na época.

Conforme conta a Bíblia, os Três Reis Magos, que presentearam o recém-nascido Jesus, traziam ouro, incenso e mirra. Cada presente tinha um sentido: o ouro era o símbolo da perfeição divina; o incenso era o símbolo da pureza e a mirra simbolizava o alívio para o sofrimento que Jesus encontraria ao longo da vida.

O conjunto arquitetônico de Reis Magos foi, portanto, um núcleo de catequese indígena, realizado pelos padres jesuítas, entre o século XVI e o XVIII. Foi construído no período entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins.

Astrônomos do século XVI explicaram que se a Estrela de Belém se tratava de um cometa, mais precisamente o cometa Halley.

E perguntavam: "Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo." Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.

Depois abriram os seus cofres e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. Depois, em sonho, Deus os avisou que não voltassem para falar com Herodes. Por isso, voltaram para a sua terra por outro caminho.

Continuar lendo