Quem são os índios xavantes?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Xavante é um povo indígena que vive em áreas distribuídas dentro de estado de Mato Grosso, na Região Centro Oeste do Brasil, na chamada Amazônia Legal, que abriga a quarta maior população indígena do país, com cerca de vinte e quatro mil indivíduos.

Mato Grosso

O povo Xavante vive atualmente no estado do Mato Grosso, em nove terras indígenas : Marechal Rondon, Sangradouro, São Marcos, Parabubure, Ubawawe e Chão Preto, Areões, Pimentel Barbosa e Marãiwatsede.

Os xavantes vieram da cidade de Nova Xavantina no Mato Grosso.

Indígenas Xavante, do estado de Mato Grosso, realizaram dois importantes rituais tradicionais para as comunidades da etnia: o ritual Danhõno, de iniciação à vida adulta, e o Darini, rito que marca o início da vida espiritual de jovens nas aldeias.

A religião deste povo indígena é baseada no politeísmo, isto é, na crença em mais de um deus. Para os xavantes, o mundo foi criado a partir de uma dupla de entidades (Parinaiá), que seria responsável pela criação de tudo o que existe atualmente. Um exemplo de ritual religioso é o casamento.

Hoje em dia, no entanto, as casas xavante estão mais parecidas com as dos sertanejos, ou seja, são quadradas, com telhado em forma de 'V' invertido, ou redondas com telhado em forma de cone.

Tradicionalmente parte da alimentação dos Xavantes vem do extrativismo, basicamente sendo frutos, cocos e raízes. As raízes são típicas do cerrado e são coletadas ao longo de todo o ano, mas com maior intensidade no início da estação seca, trabalho feito em sua maior parte pelas mulheres.

Língua aquém

A língua aquém, também chamada de acuen ou akwen, é uma língua ou grupo de línguas pertencente ao tronco linguístico macro-jê. A língua se divide em três dialetos: xavante, xerente e xakriabá. Apesar de ser falada pelos xavantes, ela se difere da Língua otí, falada pelos oti-xavantes.

Viagens de caça
Hoje, essa forma de viver viajando pelo Cerrado praticamente desapareceu. Houve grande diminuição das terras disponíveis para os indígenas e, portanto, redução dos animais existentes. Mesmo assim, os Xavante ainda fazem viagens de caça ou pesca, bem mais curtas, por uma ou duas noites.

A Terra Indígena Guarani de Bracuí é a que tem a maior população, cerca de 320 indivíduos. Mais da metade é constituída por crianças menores de 14 anos. Os Guarani que vivem hoje em território brasileiro somam, aproximadamente, cinco mil pessoas.

A educação escolar para o povo Xavante é muito recente, até os anos oitenta o ensino da escrita era desconhecido para o povo. Como era do costume de antigamente, o ensino era oral, mas com o passar de tempo em função da necessidade, a escrita foi surgindo entre o povo.

O jogo de peteca tradicional do povo Xavante é praticado somente com a mão. Os Xavante brincam com peteca no centro da aldeia, no pátio.

Existem hoje 305 etnias e 274 línguas indígenas. A maioria dos indígenas brasileiros não falam a língua indígena (57%).

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

alienação social, uma vez que os indígenas sucumbiram diante da alteração brusca de seus valores.

Os goitacás desapareceram no fim do século XVIII, exterminados por uma epidemia de varíola disseminada propositalmente entre eles. Calcula-se que eram cerca de 12 000. Viviam em palafitas construídas sobre os pântanos à beira dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana.