Quem são os índios lakotas?

Perguntado por: hrebelo . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Os Lakota, verdadeiro nome dos Sioux, cujos ancestrais mais famosos foram 'Touro Sentado' e 'Cavalo Louco', declararam nulos os tratados firmados com os Estados Unidos, há mais de 150 anos, no dia 19 de dezembro de 2007.

Atualmente, os remanescentes dos sioux se reduzem a pequenas populações que vivem nos estados de Dakota do Norte e Dakota do Sul.

Nação Navajo, maior comunidade indígena dos EUA, se isola por coronavírus.

O tambor xamânico é um poderoso instrumento de poder e pode ser utilizado para limpeza do ambiente, Meditação, evocar o animal de poder, cura. O tambor traz o som do coração e deste o homem primitivo está ligado as práticas xamânicas e religiosas. Nesse dia também faremos uma meditação para trazer o animal de poder.

O tambor Lakota é um instrumento xamânico de vibração, ele ecoa a voz do coração e, ao tocá-lo, nos reconectamos com a energia vibracional do Universo.

Sioux ou Sioux–Catawban é uma família linguística da América do Norte primariamente localizada nas Grandes Planícies, nos vales dos rios Ohio e Mississipi e no sudoeste da América do Norte, havendo algumas línguas faladas no leste.

Caçadores nômades, desfrutavam de total comunhão com os animais. Comiam sua carne e usavam sua pele para confeccionar as tendas, chamadas de tipis.

Os cheyennes ou cheienes são um povo indígena estadunidense, uma vez conhecido como o "Povo Belo". Entre os piores massacres promovidos contra os Cheyennes, está o ataque ao acampamento de "Sand Creek" no Território do Colorado.

Bilionário indiano Gautam Adani é agora o terceiro homem mais rico do mundo.

Goitacá (ou Goytacazes, daí o nome da cidade de Campos dos Goytacazes) pode ser compreendido como “grande nadador” ou “grande caçador”.

Os goitacás desapareceram no fim do século XVIII, exterminados por uma epidemia de varíola disseminada propositalmente entre eles. Calcula-se que eram cerca de 12 000. Viviam em palafitas construídas sobre os pântanos à beira dos rios Paraíba do Sul e Itabapoana.

Tambor de índio é o termo utilizado pelas Tribos de índios na Paraíba, também é grafado como “bombo, tambor de corda, zabumba” (CLEMENTE, 2013), “surdo”. (GUERRA PEIXE, 1966). O tambor de índio é utilizado no auto do grupo instrumental das “tribos de índios”, “caboclinhos” ou “cabocolinhos”.

Os tambores são utilizados em todos os tipos de música, como instrumentos rítmicos, contribuindo para a marcação do tempo da música.

O tambor é talvez o instrumento musical mais primitivo. Tem a ver com o ritmo de qualquer música, mas também está associado à comunicação entre as pessoas. Lembre-se de que os indígenas africanos se comunicam à distância por tambores. Da mesma forma, o chocalho é outro instrumento de percussão muito importante.

léplica - instrumento de percussão, espécie de tambor com duas peles…

Continuar lendo Quem são os lakotas?