Quem são os indianos que usam turbante?

Perguntado por: ltorres2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O turbante indica que a pessoa é pertencente à religião Sikh, fundada no século XV na região do Punjab, India.

Os cabelos, sagrados, devem ser preservados, custe o que custar. Por isso o uso do turbante. É uma forma de proteger os fios das impurezas do mundo.

Quem são os Sikhs? O Sikhs são seguidores do Sikhismo, uma religião monoteísta fundada há mais de 500 anos na região de Punjab, norte da Índia, pelo Guru Nanak nascido em 1469. Dentre as principais crenças estão a fé num Deus único e sem forma e nos ensinamentos dos dez gurus sagrados.

Já no Brasil, o uso do turbante tem um significado especial e representa a identidade cultural que foi trazida pelos escravos negros quando vieram da África. Além disso, o adereço se tornou símbolo de resistência e luta contra o preconceito racial.

O turbante nada mais é do que indumentária em tecido usada milenarmente por diversas civilizações. Ele consiste em amarrar uma grande faixa de tecido em volta da cabeça, em forma de torços e amarrados.

O centro da testa, entre as sobrancelhas, é o lugar psíquico mais importante do corpo humano e sua importância é ressaltada na Índia através de uma marca colorida colocada nesse lugar. Esse ponto central é onde o sexto chakra (Ajna) está localizado. Ele é também chamado de terceiro olho ou olho da sabedoria.

Apesar dessa pluralidade, há três principais denominações culturais que fazem parte do território desse país: os Hindus (com mais de 70% da população), os Drávidas (com 25%) e os Mongóis (que juntamente a outras etnias compõem 3% dos habitantes).

A balançada de cabeça dos indianos
Pode ser 'entendi', 'estou te ouvindo', 'sim', 'continue', 'talvez' e alguns ainda dizem que pode significar 'não' e 'não sei'. Alguns tentam explicar, mas quer saber, não tem como.

Os seguidores do candomblé, do islam e os sikhs, na Índia, são exemplos de grupos sociais que têm esse ponto em comum, divergindo em suas práticas. Há indícios de que, no Oriente Médio, o turbante era usado antes mesmo do surgimento do islamismo.

Um pedaço de tecido, de preferência bem maleável, com ou sem estampas, a ser amarrado de diversas formas para adornar a cabeça ou proteger os cabelos. O turbante, que também pode ser considerado como uma técnica além de um objeto, vai além da estética: é um símbolo de poder e autocuidado para pessoas pretas.

Os dalit, também conhecidos como párias, são todos aqueles que violaram o sistema de castas por meio da infração de alguma regra social. Em conseqüência, realizam trabalhos considerados desprezíveis, como a limpeza de esgotos, o recolhimento do lixo e o manejo com os mortos.

Guru Gobind Singh. Para o siquismo, Deus é o criador do mundo e da humanidade, deve ser devotado e respeitado. Defende que a separação entre Deus e os homens ocorre pelo egocentrismo e por isso Deus criou o karma.

Brahma

Brahma é o Deus supremo do hinduísmo, criador do universo. Brahma, na religião hindu, também tem atribuído sobre si a criação dos demais deuses e do conhecimento. No hinduísmo, Brahma é a entidade principal da Trimúrti, trindade composta por Brahma, Vishnu e Shiva.

No Islamismo xiita, que prevalece tanto na população do Irã quanto do Iraque, os religiosos que são considerados descendentes de Maomé são chamados de seyed e devem usar um turbante preto.

No Oriente, ele é um símbolo que serve como reforço à consciência espiritual, uma vez que é a cabeça de cada um que sustenta as opções de fé e religiosidade. Já para os brasileiros, seu uso é associado ao culto às raízes africanas, mais especificamente o candomblé, tão presente na nossa cultura.

Para os seguidores da religião de matriz africana, ele é usado para proteger o “ori”, que significa cabeça, na língua yorubá.

Claro que sim! Você pode usar o acessório em uma festa mais chique ou mesmo para trabalhar. Em ocasiões mais formais ou festivas, como casamentos, é legal escolher modelos mais sofisticado. Os turbantes com pedras são perfeitos para um look noturno e para festas, e vão te deixar ainda mais linda e elegante.