Quem são os guardiões da esquerda?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras. Contudo ainda existem certas linhas de trabalho que parecem se adaptar a tudo, como os malandros (pernambucanos), ciganos, boiadeiros e até alguns intermediários de Ogum.

Já os Exus Guardiões são os regentes planetários que velam pela paz e harmonia de todos, sejam eles seres de Luz, de Trevas ou humanos. Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta. Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui.

As giras com as quais mais se identifica são as de esquerda, onde Exus e Pombagiras pedem passagem para trabalhar através dos médiuns. Mas não é só Uriel que tem esse apreço por essas entidades. As giras de esquerda nos terreiros tendem a ser as mais cheias e concorridas.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Na direita podemos citar os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros e outros.

Os guardiões são espíritos que se organizam em comandos hierárquicos e zelam pela ordem e pela justiça em todos os âmbitos da vida. Podemos entendê-los como as forças de segurança do mundo extrafísico, com uma estrutura que abrange desde os soldados mais rasos até os oficiais mais graduados.

Pomba gira é uma entidade espiritual da Umbanda e do Candomblé, considerada um Exu feminino e a mensageira entre o mundo dos orixás e a Terra.

Conforme a Umbanda, o Exu Caveira tem o atributo de proteção e pode ajudar as pessoas que o cultuam a livrarem-se de energias negativas. Ele também pode trabalhar com auxílio aos espíritos desencarnados em seu processo evolutivo até o momento da próxima encarnação.

Segundo a crença, cada pessoa recebe a influência de dois orixás principais.

Pierre, conhecido por Lorde da Morte, este Exu teve em sua história muitas tristezas, uma delas foi não ser reconhecido como lorde. Inclusive Pierre...

Os itens básicos são uma vela, uma bebida e um fumo, eu acrescentaria também outros elementos como flores, ervas, pedras e outros elementos simbólicos. O procedimento é sempre o mesmo, coloque a bebida em um copo de preferência que não de plástico, acenda a vela, acenda o fumo, e faça uma evocação saudando a esquerda.

Malandros, também chamados Pernambucanos, são uma linha de trabalho de entidades de Umbanda, cujo maior representante é Zé Pelintra.

Contra mau-olhado. Antes de dormir, lave em água corrente pequenos ramos de alecrim, levante, manjerona e pétalas de margarida. Ferva em um litro de água e, depois de frio e coado, adicione um punhado de sal grosso. Jogue o preparado sobre o seu corpo, do pescoço para baixo, após seu banho diário.

Oxalá – Orixá maior
Não é líder mas não se submete facilmente a liderança dos outros, ou seja, não manda mas não gosta de ser mandado.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.