Quem são os griôs *?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Na tradição africana, os “griots" (dizemos griôs) e “griottes” (mulheres) são contadores de histórias, muito sábios e respeitados nas comunidades onde vivem.

A origem dos griots é em Mali, oriunda do Império de Mandengue, onde a língua nativa era o Malinque ou Bambará.

O mestre griô é reconhecido por, coletivamente, transmitir ensinamentos de geração em geração, com uma identidade própria de um povo, e inclusive com uma potência expressiva pedagógica em tais ensinamentos. ;Quando dizem que você é um griô, significa que você se comprometeu a guardar as histórias, a guardar uma ...

O termo griô tem origem nos músicos, genealogistas, poetas e comunicadores sociais, mediadores da transmissão oral, bibliotecas vivas de todas as histórias, os saberes e fazeres da tradição, sábios da tradição oral que representam nações, famílias e grupos de um universo cultural fundado na oralidade, onde o livro não ...

Griots são pessoas que tinham o compromisso de preservar e transmitir histórias, fatos históricos e os conhecimentos ao seu povo. Elas e eles ensinavam a arte, o conhecimento de plantas, tradições, histórias e davam conselhos aos jovens príncipes na África.

São contadores de histórias, sábios e conselheiros que vivem em muitos povoados brasileiros.

A Lei Griô e a Ação Griô Nacional têm como missão instituir uma política nacional de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral, em diálogo com a educação formal, para promover o fortalecimento da identidade e ancestralidade do povo brasileiro.

Para alguns povos da África, os griots são aqueles que contam as histórias, narram os acontecimentos de um povo, passando as tradições para as gerações futuras.

Resposta. Resposta: Griôs são contadores de histórias, vivendo atualmente em vários locais da África ocidental, ele é o contador de histórias que ensina as lendas e todo o costume de seu povo. Um instrumento o ajuda a dar ritmo na sua história que moldaria seu povo.

III- Mestre Griô Tradicional do Brasil: Griô, Pajé, Babalorixá, Mestre das Artes, Mestre dos Ofícios, Capitão, Guia, entre outros, é o indivíduo que se reconhece e é reconhecido pela sua própria comunidade como representante e herdeiro dos saberes e fazeres da cultura tradicional de transmissão oral e que, através da ...

Os instrumentos musicais utilizados por griôs

  • Agogô
  • Berimbau.
  • Kora.

Resposta. Resposta: as características deles eram saber contar, de boca em boca, e por meio de tradições a cultura, povos, as línguas e os mitos e lendas presentes na cultura de determinada população.

O que é a Pedagogia Griô? É uma pedagogia da vivência afetiva e cultural que facilita o diálogo entre as idades, entre a escola e a comunidade, entre grupos étnicos-raciais interagindo saberes ancestrais de tradição oral e as ciências formais para a elaboração do conhecimento.

Sundiata Keita atribuiu terras, direitos e deveres a todos. Diz-se que proclamou, em Kurukan Fuga, a "Carta do Mandinga", considerada uma das primeiras declarações de Direitos Humanos no mundo (embora em forma oral).

É uma figura semelhante ao repentista no Brasil, com a diferença de que constituem uma casta (costumam casar-se somente com outros griots ou griottes, seu equivalente feminino), assumindo uma posição social de destaque em seu meio, pois este é considerado mais que um simples artista.

África

Griôs fazem parte das sociedades em vários países da África ocidental, incluindo Mali, Gâmbia, Guiné, e Senegal, e estão presentes entre os mandês ou mandingas (mandingas, malinquês, bambaras, etc.), fulas, hauçás, songais, tuculores, uolofes, sererês, mossis, dagombas, árabes da Mauritânia e muitos outros pequenos ...

Entretanto, até os dias de hoje os Griots seguem em seu papel de guardiões da tradição, estando presente em muitos lugares da África Ocidental, incluindo Mali, Gâmbia, Guiné e Senegal, e entre os povos Fula, Hausá, Woolog, Dagomba e entre os árabes da Mauritânia.

“Somos mediadores da sociedade e utilizamos a palavra como o principal instrumento”, diz griot. Rio – Eles são os porta-vozes da história e cultura de regiões onde as palavras contadas criam os valores e a identidade de um povo.

No Brasil, o instrumento aparece em gravuras de Debret em torno do século XVI, onde famílias indígenas do Rio de Janeiro o utilizavam para cerimônias. Chocalho é um instrumento que emite sons a partir de vibrações, são chamados de “idiofones”.

Continuar lendo