Quem são os Gileaditas?

Perguntado por: mhernandes3 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Um ramo da tribo de Manassés, descendendo de Gileade, ou habitando em Gileade (Nm 26.29 – Jz 12.4 – 2 Sm 17.27 – 1 Rs 2.7 – Ed 2.61 – Ne l. 63).

Na Bíblia, Gileade é citada no Livro de Jeremias como uma cidade que comercializava ervas medicinais.

Gileade foi, de acordo com o Livro de Números, o filho de Maquir, e consequentemente o neto de Manassés, bisneto de José e bisneto de quarta geração de Abraão e Sara.

A cidade, era ocupada pelas tribos de Gade, Rúben e meia tribo de Manassés (Dt 34.1 - Js 22.9 - Jz 20.1). A palavra Gileade, no hebraico ( Gil'ad), significa região montanhosa.

Na Bíblia, Ramote-Gileade era uma cidade estratégica situada no território de Gade, ao leste do rio Jordão. A cidade também era chamada pela forma abreviada de Ramá. Era uma das cidades levitas naquele lado do rio, e foi escolhida como uma das cidades de refúgio.

Profeta Natã diz que Davi será punido por Deus com a morte de seu filho.

Recordai-vos de que eu sou osso vosso e carne vossa, sangue do vosso sangue!”… Tinha ele trinta filhos, que montavam trinta jumentos e possuíam trinta cidades, chamada até nossos dias de Havot Iair, Povoados de Jair e se situam nas terras de Guilad, Gileade. Ele tinha trinta filhos e trinta filhas.

Jeremias 8:22 (Há um bálsamo em Gileade) - Bíblia.

Ele é um nome hebraico que se translitera como JEPHTHAH em Inglês e quer dizer “ele abre”, “aquele que abre”, “o que Jeová liberta”.

De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.

Os amonitas eram povos considerados cruéis formado por descendentes de um relacionamento entre Ló e sua filha mais nova. Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje.

Deus usou o bálsamo de Gileade como uma metáfora para se referir à cura que o povo de Israel havia rejeitado. Como ensinamento, o bálsamo representou as tentativas humanas a fim de evitar a destruição, causada pelo pecado, sanada somente pelo espírito. Assim, Deus era o bálsamo da salvação, o qual todos precisavam.

Dessa história, podemos extrair importantes lições: Deus não vê como o homem vê! Deus usa quem Ele quer para que Ele seja glorificado! Jefté, aos olhos humanos, talvez fosse uma das últimas pessoas que Deus poderia usar.

O primeiro se chamava Eliabe, o segundo, Abinadabe, e o terceiro, Simeia.

Em conclusão, então, Jefté não prometeu matar sua filha, mas a dedicou ao serviço de Deus, o que envolveu o desafio notável da sua virgindade perpétua. É o que diz o versículo 39, que ele levou a cabo o seu voto, mas não adiciona, “e ela morreu”. Ao invés disso, diz que, “ela jamais foi possuída por varão”.

A narrativa sobre Gideão no Livro dos Juízes
Ela contém uma coletânea de sagas e anedotas a respeito da vocação e dos feitos de Gideão, natural de Ofra, da tribo de Manassés.

O significado de Jefté é “Deus proporciona” e o significado de Tobe é “bom”.

A série é ambientada na República de Gilead, um território parte de onde era os Estados Unidos anteriormente. Com as taxas de natalidade em declínio, um golpe estabelece Gilead como uma sociedade teocrática que configura uma nova forma de divisão da sociedade.

Tel El Full, que atualmente fica na região de Jerusalém Oriental, representa a área que era conhecida como Gibeá, onde nasceu Saul.

Uma cidade cujos habitantes israelitas foram destruídos por outros israelitas no período dos juizes. Esta grande carnificina foi uma punição que teve origem no facto de os habitantes desta cidade se terem recusado a tomar parte na guerra que várias nações tinham empreendido contra os benjamitas.

Continuar lendo