Quem são os gêmeos grafiteiros?

Perguntado por: iduarte . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.3 / 5 2 votos

OSGEMEOS (1974, São Paulo, Brasil), Gustavo e Otávio Pandolfo, sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram um modo distinto de brincar e se comunicar através da arte.

Formados em desenho de comunicação pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, começaram a pintar grafites em 1987 no bairro em que cresceram, o Cambuci, e gradualmente tornaram-se uma das influências mais importantes na cena paulistana, ajudando a definir um estilo brasileiro de grafite.

Sob esse nome e trabalhando sempre unidos, conquistaram o mundo do grafite e da arte, porque seu estilo distinto os tornava os grafiteiros mais importantes e influentes de sua geração. Gustavo e Otavio Pandolfo nasceram no dia 29 de março de 1974 na cidade de São Paulo.

Os irmãos eram figurinhas carimbadas dos programas de auditório da Bandeirantes e do SBT. Modelos e empresários, hoje eles moram em Miami (EUA), onde trabalham em uma empresa especializada no mercado imobiliário de luxo.

Eduardo Sá, conhecido como Speto, é um dos pioneiros do grafite no Brasil e se destaca pela sua técnica apurada e pela mistura de influências do folclore brasileiro e da cultura popular.

Os grafiteiros Nina Pandolfo, os Gêmeos e Nunca, foram convidados por um conde escocês para pintar seu castelo. A ideia foi do filho do nobre.

Críticos da figura enorme de um menino descalço, grafitada no sistema de ventilação do túnel Dewey, no centro de Boston, chamado de “The Giant of Boston”, acreditam que o menino descalço se parece com um terrorista, já que está com o rosto todo, com exceção dos olhos, coberto por uma camiseta.

É essa arte urbana que inspira os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, OSGEMEOS, desde os anos 80 e que os fez levar do Cambuci - bairro que moram até hoje em São Paulo - para o mundo, suas tramas fantásticas, afetivas, coloridas e lúdicas.

Os grafiteiros expressam narrativas da cidade, questões diversas que atravessam a realidade social, propondo críticas e reflexões por meio das formas, cores e traços nos muros. Junto a outras expressões artísticas, o grafite faz parte da cultura popular do hip hop, que traduz as vivências da rua por meio da arte.

Os Gêmeos são formados em desenho pela Escola Técnica Estadual Carlos de Campos e começaram a se destacar no cenário artístico nos anos 90 e, pouco a pouco, viraram artistas influentes na cidade, contribuindo, então, para criar um estilo brasileiro de grafite.

Alex Vallauri

Provavelmente Alex Vallauri foi o primeiro grafiteiro no Brasil. Seu interesse por objetos kitsch fez com que, em meados dos anos 1970, passasse a fotografar painéis de azulejos, pintados nos anos 1950 e colados nas paredes de restaurantes de São Paulo.

O objetivo é, principalmente, tecer uma crítica social. Grafite vem da palavra italiana “graffito”, que significa literalmente “escrita feita com carvão”. O grafite é, por norma, muito perecível ao tempo e às circunstâncias uma vez que esse tipo de obra não possui proprietário nem vigia.

Os irmãos ficaram famosos pelos seus graffitis, que, com o passar dos anos, transformaram suas obras em um universo e um espaço que ultrapassou as ruas. Os artistas criaram uma linguagem própria que dialoga a cultura do hip hop no Brasil, em espcial a arte de rua, com um técnicas de pinturas eruditas.

Os gêmeos podem ser formados a partir da fecundação de um ovócito e sua posterior divisão ou a partir da fecundação de mais de um ovócito. Os irmãos gêmeos são gerados em uma mesma gestação e possuem, portanto, a mesma idade. Uns se apresentam bastante semelhantes, mas outros são completamente diferentes.

Gustavo começou sua carreira no setor junto com o irmão Flávio, que há pouco tempo voltou para o Brasil para investir em outros negócios. Inicialmente, trabalharam para empresas de terceiros. Mas após feeling natural apurado e mais conhecimento do mercado, investiram em empresa própria.

O modelo e empresário ficou famoso no começo dos anos 2000 como integrante dos programas Superpositivo, da Band, e Casa dos Artistas, do SBT, ao lado do irmão gêmeo Gustavo.

Origem do Grafite
Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. Seu aparecimento na Idade Contemporânea se deu na década de 1970, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Alguns jovens começaram a deixar suas marcas nas paredes da cidade e, algum tempo depois, essas marcas evoluíram com técnicas e desenhos.