Quem são os filósofos?

Perguntado por: aespinosa9 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Filósofo é a pessoa responsável por estudar a natureza de todas as coisas existentes e as relações que possam existir entre estas coisas. Noções de valores, sentidos, fatos, além da conduta e destino do homem também são temas estudados por este profissional.

O estudo da filosofia colabora na formação do pensamento a partir do próprio conceito de pensar, nos ensinando a pensar, questionar, e a criticar, além de entender, elaborar, e expor argumentos.

Tales de Mileto

Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.

Tales defendia que o princípio eterno era a água, Anaxímenes defendia que o princípio eterno era o ar ou o frio, Anaximandro defendia que o princípio eterno era o ilimitado, Heráclito defendia que o princípio eterno era o fogo, Pitágoras defendia que o princípio eterno eram os números, Empédocles defendia que o ...

A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área. Os filósofos são estudiosos e pensadores.

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

Raymundo de Farias Britto

O filósofo e escritor Raymundo de Farias Britto é considerado como um dos maiores nomes do pensamento filosófico do país e autor de uma das mais completas obras filosóficas produzidas originalmente no Brasil.

Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)

Seja pelas suas publicações, palestras ou participações em programas de televisão, Mario Sergio Cortella é um dos filósofos brasileiros mais conhecidos no Brasil. Formado em Filosofia e doutor em Educação, o também escritor analisa questões do dia a dia e as suas relações com a Filosofia contemporânea.

Ele procura compreender a realidade do mundo e da condição humana, questionando os valores, conceitos, projetos e comportamentos, sejam eles individuais ou coletivos, pessoais ou sociais. O filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.

1 - Qualquer pessoa pode ser um filósofo, conquanto que possua suas faculdades intelectuais plenamente em funcionamento, pois se a racionalidade é a primeira exigência para que alguém se torne filósofo, e se todos os homens possuem racionalidade, logo todo ser humano pode tornar-se filósofo.

  • filosofia antiga;
  • filosofia medieval;
  • filosofia moderna;
  • filosofia contemporânea.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

Grécia Antiga

A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

A filosofia grega é dividida entre três períodos principais: pré-socrático, socrático (clássico ou antropológico) e o helenístico.

Antes de mais nada, ela é uma forma de observar a realidade que procura pensar os acontecimentos além da sua aparência imediata. Ela pode se voltar para qualquer objeto: pode pensar sobre a ciência, seus valores e seus métodos; pode pensar sobre a religião, a arte; o próprio homem, em sua vida cotidiana.

Sócrates defendia a busca do conhecimento, a liberdade de pensamento e de expressão. E, por isso, foi condenado à morte, obrigado a tomar veneno. Veja no resumo: A importância do pensamento inovador e das metodologias utilizadas na Filosofia de Sócrates está na ruptura que ele provocou.

Conheça alguns deles.

  • Platão (427–347 a.C.)
  • René Descartes (1596–1650)
  • Thomas Hobbes (1588–1679)
  • Arthur Schopenhauer (1788–1860)
  • Friedrich Nietzsche (1844–1900)

O filósofo deve evitar a satisfação diante das respostas que encontra, pois a insatisfação garantirá a busca por outras respostas, por outros pontos de vista, outras teorias e outras visões de mundo diante da sociedade e das práticas que estão sendo questionadas.