Quem são os filhos de Poseidon?

Perguntado por: nnovaes6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Quem são os filhos de Poseidon? Os filhos de Poseidon mais conhecidos são Pégaso, Belerofonte, Teseu, Polifemo, Asopo, Despina, Árion, Proteu, Telquines e Tritão.

Os amores de Poseidon
O deus era apaixonado por Deméter, a própria irmã. Para fugir do irmão, Deméter se transformou em cavalo, Poseidon, quando descobriu, também se transformou em cavalo e a perseguiu até alcançar.

Poseidon foi casado com uma nereida chamada Anfitrite, e dessa união nasceram Tristão, um ser parte homem e parte peixe; e Cimopleia, uma ninfa. Os mitos ainda mencionam que Poseidon teve inúmeros filhos e filhas de envolvimentos fora de seu casamento.

A criação do Areópago, o tribunal situado na colina de mesmo nome em Atenas (onde São Paulo pregou aos gregos de acordo com o Novo Testamento), tem relação com Ares. Lá o deus da guerra matou o filho de Poseidon que estava tentando violentar uma das filhas de Ares.

Resumo sobre Poseidon
Foi o deus dos mares e rios e o senhor das águas. Os gregos o consideravam o causador de enchentes e terremotos. Recebia oferendas de marinheiros e pescadores e era o patrono dos cavalos. Era irmão de Zeus, Hera, Deméter, Héstia e Hades.

Hades e Perséfone tiveram três filhos: Melinoe, deusa dos fantasmas, pesadelos e da loucura; Zagreu, deus da religião órfica; e Macária, considerada a deusa da morte abençoada.

Rival de Atena
Atena possui uma rivalidade com Poseidon . Sua rivalidade com ele começou em Atenas. Ambos queriam ser padroeiros de uma certa cidade, e ofereceram presentes a esta cidade. Poseidon ofereceu uma fonte de água salgada e Atena uma oliveira.

Poseidon: Irmão mais velho de Zeus e Hades, Poseidon é o deus dos mares. Descrito pelos gregos como furioso, carrega consigo um tridente que causa tempestades e maremotos. Hades: Deus dos mortos, responsável por acompanhar as almas, Hades não é descrito como um deus maldoso ou cruel.

Do casamento com Hera nasceram seis filhos: Ares (deus da guerra e da violência), Hebe, Hefesto (deus do fogo e dos vulcões), Angelos, Ilítia e Éris. De qualquer forma, Zeus teve diversos casos extraconjugais, e desses envolvimentos uma série de filhos nasceram, sendo que ele possuía dezenas deles.

Quando o herói Perseu derrotou Medusa cortando-lhe a cabeça, uma gota do sangue dela caiu em contato com a água e ouviu-se um grande trovão. Surgiu, então, uma espuma branca sobre a água e um belo cavalo branco com asas emergiu. Foi assim que nasceu Pegasus, filho do amor impossível de Poseidon e Medusa.

Nas histórias, Percy – apelido para Perseus – é filho do relacionamento de Poseidon com uma mulher mortal. Apesar de inspirada na mitologia grega, a origem do personagem possui diferenças com as lendas originais. Segundo a mitologia, Perseu é filho de Zeus.

Ela era filha de Fórcis e Ceto, divindades marinhas. Diferente de suas irmãs - Esteno e Euríale - Medusa era mortal. Certo dia, dentro de um dos templos de Atena – deusa da sabedoria – Medusa teria se deitado com Poseidon – deus do mar -, deixando Atena furiosa.

Zeus fez seu pai vomitar aqueles que havia devorado, e, assim, Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon foram libertados. Apesar de terem sido devorados, eles sobreviveram porque eram imortais. Depois do resgate dos irmãos, Zeus iniciou uma guerra contra os titãs que recebeu o nome de Titanomaquia.

Poseidon também tinha vários inimigos como a deusa Palas Atena que no qual ele disputou com ela para saber quem iria ser o grande deus padroeiro da grande cidade Atena, e também e era muito inimigo de um dos mais famosos heróis Ulisses,porque ele sempre estava lhe desafiando.

Era Tétis, uma das Nereidas – as ninfas do Mar Mediterrâneo, filhas de Nereu, o Velho do Mar. Zeus se apaixonou na hora. Passou a cortejá-la e descobriu que a paixão era mútua.

Os gregos acreditavam que Poseidon era casado com uma nereida (conhecida também como ninfa) chamada Anfitrite. O casamento aconteceu depois que ela foi convencida por um golfinho. Do casamento nasceram Tritão, parte homem, parte peixe, e Cimopoleia, uma ninfa.

Poseidon se apaixonou por Anfitrite, filha de Nereu e de Dóris, mas ela o recusou. Então, a obrigou a se casar com ele. Anfitrite, entretanto, se escondeu nas profundezas do oceano, de modo que só a mãe dela sabia onde ela estava.

No filme, Percy chega ao acampamento e imediatamente descobre que é filho de Poseidon, o deus dos mares. Porém, no livro, ele fica no chalé de Hermes até que seu pai lhe desse um sinal de que é seu pai.

Quando Adamas tentou derrubar Zeus, Poseidon o matou sem esforço e apagou sua memória da história. Hermes, que testemunhou o incidente, espalhou o boato de que havia um traidor entre os deuses gregos. Apenas um punhado de deuses sabem sobre o incidente e por que Adamas foi removido da história.

Como castigo, ele não podia mais se alimentar. Mesmo rodeado de água até o pescoço e de vegetação, ele não podia alcançá-los.

Geralmente Poseidon é representado como um homem forte, com barba e segurando um tridente, que lhe concede poderes e é considerado seu símbolo. Com o tridente, ele governava os mares e era responsável pelas tempestades que ocorriam. Além disso, esse objeto tinha a função de fazer brotar água do solo.