Quem são os fenícios na Bíblia?

Perguntado por: egois . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 11 votos

Os fenícios foram um povo que formou uma civilização na região da Palestina, precisamente nas regiões onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel.

Religião Fenícia - História da Religião Fenícia
Cada cidade tinha seu deus, Baal (senhor), associado muitas vezes a uma entidade feminina - Baalit. O Baal de Sidon era Eshmun (deus da saúde).

A Fenícia. A região de Canaã, por exemplo, localizada no atual Líbano, começou a ser ocupada pelos cananeus por volta de 3000 a.C. O povo cananeu é de origem semita, uma denominação que tem origem na Bíblia, a qual designa um povo descendente de Sem, um dos filhos de Noé, tal como os hebreus e árabes.

Os fenícios fazem parte de uma das mais importantes civilizações da Antiguidade – a civilização fenícia. Viviam no Norte da Palestina, entre o Mar Mediterrâneo e o território que hoje corresponde ao Líbano, Síria e Israel.

Queda da civilização fenícia
No século VIII a.C., a Fenícia foi dominada pelos assírios, pondo fim à independência das cidades-Estado. Após os assírios, os babilônios e, posteriormente, os persas conquistaram o território fenício.

Os fenícios se estabeleceram na região atual do Líbano e eram navegadores e comerciantes no mar Mediterrâneo. Os hebreus não desenvolveram um império marítimo e se estabeleceram na região atual da Palestina. Os fenícios eram comerciantes e navegadores pelo mar Mediterrâneo, fundando colônias por onde comercializavam.

O termo moderno fenício é de origem grega, e deriva da palavra phoinikes, cujo significado refere-se a cor vermelho-purpura associada ao tecido de cor purpura confeccionado por esse povo.

Os fenícios também ficaram conhecidos como sidônios, em referência à cidade fenícia de Sidon. Eles ficaram famosos na Antiguidade por terem sido excelentes navegadores, e seus navios eram considerados os melhores de seu tempo.

A religião fenícia era politeísta, ou seja, possuía vários deuses (divindades). As divindades fenícias eram identificadas com as forças da natureza ou com astros. Como eram povos navegadores e também desenvolviam a agricultura, a religião desse povo estava muito ligada a essas atividades.

Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras.

A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano.

A aparência dos Fenícios era de pele escura tinham como deus, Baal e a deusa Astartéia. A religião dos fenícios era políteista.

A Fenícia era formada por um conjunto de cidades-Estado autônomas. Cada cidade tinha um governo independentes, exercido pelos membros da classe aristocrática, composta por ricos comerciantes, armadores e artesãos. De modo geral, o chefe do governo era um rei, cuja função transmitia-se por hereditariedade.

Os fenícios eram exímios comerciantes marítimos e haviam conseguido estabelecer rotas por praticamente todo o mar mediterrâneo. Por esse motivo, os europeus imaginaram a mítica fundação de uma colônia fenícia numa ilha do Atlântico – não havia a perspectiva de que pudesse existir um continente além mar.

Mais tarde, os fenícios entraram em decadência, caindo sob o domínio dos assírios, babilônios e, finalmente, dos persas. A colônia fenícia de Cartago, no norte da África, subsistiu até o século II a.C., quando foi destruída pelos romanos no final das Guerras Púnicas.