Quem são os Espíritos Superiores?

Perguntado por: eperalta . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Os da primeira ordem são os Espíritos Superiores que se distinguem pela perfeição, pelos conhecimentos e pela proximidade de Deus, pela pureza dos sentimentos e o amor do bem: são os anjos ou Espíritos puros. As demais classes se distanciam mais e mais dessa perfeição.

Para a Doutrina, o espírito, encarnado ou desencarnado, tem como objetivo ampliar a sua consciência, evoluir. Ao reencarnar, o espírito insere-se no polissistema material, assumindo perspectivas e referenciais da cultura material.

O perispírito é invólucro fluídico (semi material) que serve de veículo de manifestação do Espírito no plano espiritual. Constituído de fluidos próprios do mundo em que estagia, o perispírito, serve também de elo de ligação do Espírito com o corpo físico quando se encontra reencarnado.

Grupos de crianças e adultos, embalados por uma música de fundo instrumental, são levados a explorar ambientes onde vivem seres bioluminescentes – aqueles que emitem luz fria produzida por meio de uma reação química dentro de seu organismo.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Allan Kardec (1804-1869) considerava-se o "codificador" da ideia. Que, para ele, também não era uma religião — mas, sim, uma doutrina, compatível com a religiosidade cristã e, principalmente, com a ciência e a filosofia então preponderantes na Europa do século 19.

Léon Denis (1º de janeiro de 1846, França, 12 de abril de 1927, França), foi um escritor, pesquisador e palestrante espírita ainda no século XIX. Autodidata, completou o curso primário aos 12, tendo contato com a Doutrina Espírita aos 18 anos por meio da leitura de O livro dos espíritos, de Allan Kardec.

Assim, o Espírito pode apresentar-se com dois braços, com tórax e abdômen que tem dentro elementos aparentemente orgânicos, como um coração, um estômago; mas o coração não bombeia sangue. Existe apenas uma aparência de coração, como pode existir a aparência de um estômago, fígado, intestino, etc.

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Nosso corpo é formado por sete níveis espirituais. São eles: Corpo Físico, Corpo Etérico, Corpo Astral, Corpo Mental Inferior, Corpo Mental Superior, Corpo Búdico e Corpo Átmico.

Ele é para o Espírito o que o corpo é para o homem: o agente ou instrumento de sua ação.” Reafirmamos então que os pensamentos não estão no perispírito, não existe memória no perispírito, nem vontade, desejos etc., o que já comentamos antes. Tudo isso está exclusivamente na alma.

No desencarne o perispírito se desliga dos restos mortais. O que ainda permanece por um tempo são os residuais que representam uma energia. Nós usamos o termo evolação para designar a emanação dos resíduos perispiríticos que retornam ao perispírito do indivíduo durante as primeiras 72 horas após o desencarne.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Uma pessoa iluminada é sempre gentil com todos, independente de posição social, etnia, estilo de vida ou qualquer outra característica. Afinal, de nada adianta ser extremamente educado com o dono da empresa em que trabalha se destratar os colegas e outros funcionários, por exemplo.

Uma pessoa de luz é alguém que brilha a vida das pessoas ao seu redor. E não há poderes mágicos para isso. São pessoas que possuem empatia, simplicidade, humildade e amor dentro de si com uma naturalidade constrangedora.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

Água (Câncer, Escorpião e Peixes)
As pessoas regidas pelo elemento Águasão as mais propensas à mediunidade. Isso porque são receptivas e possuem a sensibilidade à flor da pele.

As médiuns, quando estão no período menstrual conhecido como '' corpo aberto'', não podem participar da corrente mediúnica, porque neste período estariam sobre a influência de hormônios que as deixariam mais instável e ao mesmo tempo mais poderosas.