Quem são os donos de Terra no Brasil?

Perguntado por: umodesto . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Quem é o 'Rei dos hectares' no Brasil? Conheça nossos 3 maiores produtores agrícolas

  • 3º lugar: Grupo Amaggi – 258 mil hectares.
  • 2º Lugar – SLC Agrícola – 468,2 mil hectares.
  • 1º lugar: Grupo Bom Futuro – 583 mil hectares.

Encontramos 5,3 milhões de imóveis rurais ocupando uma área de 422 milhões de ha, com área média de 102 ha contra 5 milhões de estabelecimentos rurais ocupando 350 milhões de ha, com área média de 99 ha de acordo com o Censo Agropecuário de 2017 do IBGE.

os estados com maior desigualdade da distribuição da posse da terra são Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal (com Gini maior que 0,8). Os com menor desigualdade são Santa Catarina, Amapá, Rondônia, Espírito Santo, Roraima, Pará e Paraná (com Gini entre 0.63 e 0,7) - Figura 1.

Para Jorivê Tavares, o ditado popular “quem compra terra, nunca erra” é culturalmente conhecido e reflete a solidez dos investimentos imobiliários. “Embora a frase seja antiga, sempre esteve associada a um porto seguro, cuja interpretação também acentua o aspecto da valorização financeira contínua”, observa.

Liderando o ranking temos o Rei da Soja, o Grupo Bom Futuro, liderado pelo Eraí Maggi. Seguido por 4 outros grandes grupos do setor. O segundo colocado do ranking é a SLC Agrícola, uma empresa com grande destaque no mundo dos grãos, sozinha ela possuí mais de 448 mil hectares plantadas.

Em Querência, no meio do Mato Grosso, existe uma São Paulo tomada por 96,6 mil bois, vacas, novilhas e bezerros. É isso mesmo. DINHEIRO RURAL apresenta a maior fazenda do Brasil, a Roncador, que tem uma área ligeiramente maior do que a da cidade de São Paulo.

O Land Report revelou, em 2019, que o empresário bilionário John Malone ocupa o primeiro lugar, com 890 mil hectares de terra.

O Ministério da Agricultura é o órgão responsável pela agropecuária e pelo agronegócio no Brasil a nível federal.

O índice de Gini da distribuição da propriedade da terra no Brasil foi de 0,73, confirmando o Brasil entre os países com a maior desigualdade do mundo neste tema.

Por ser um negócio seguro, comprar um lote torna-se uma solução apropriada para poupar dinheiro, já que é mais estável que aplicações financeiras, destinando recursos que seriam gastos sem planejamento, criando, assim, um tipo de poupança forçada.

Como diz a antiga sabedoria popular “Quem compra terra, não erra”. Se você é do tipo de pessoa que deseja diversificar ainda mais seus investimentos, a compra de terrenos ainda tem se mostrado uma opção com excelentes retornos, até mesmo em cenário de crise.

O Terra foi fundado em 1999, na Espanha, com um investimento da Telefónica e outros participantes. Em 2000, o site foi um dos 5 mais visitados no mundo. Depois, em 2005, a Telefónica assumiu o controle total do Terra.

Segundo a Empresa Nacional de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o agricultor é um pequeno produtor rural que pratica atividades agrícolas para a própria subsistência, tendo a família como mão de obra principal.

Promulgada por D. Pedro II, esta Lei contribuiu para preservar a péssima estrutura fundiária no país e privilegiar velhos fazendeiros. As maiores e melhores terras ficaram concentradas nas mãos dos antigos proprietários e passaram às outras gerações como herança de família.

Entre os estados, Mato Grosso segue líder na criação de gado com 32,4 milhões de cabeças, o que equivale a 14,4% do rebanho nacional. Em seguida vem Goiás (10,8%).

O Grupo Bom Futuro é o maior produtor agrícola do país e tem a soja como principal cultura, totalizando uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas por safra.