Quem são os descendentes de Caim nos dias de hoje?

Perguntado por: asales . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.2 / 5 13 votos

Os descendentes de Caim são alistados em parte, e incluem homens que se distinguiram pela pecuária nômade, por tocarem instrumentos musicais, por forjarem ferramentas de metal, bem como alguns conhecidos por praticarem a poligamia e a violência.

700 anos (3900 a.C.–3200 a.C.)

Enoque

Enoque é um personagem bíblico do Antigo Testamento, mencionado no livro de Gênesis como o filho do Caim. Há outro Enoque na Bíblia, porém se trata do filho de Jarede.

Liderado por Lameque, o povo vive em meio a maldades e perdições. Lameque, descendente direto de Caim, lidera a cidade de Enoque: a região se desenvolve em meio à perdição e violência. Noé visita a cidade, mas é o único que se mantém afastado de todas as tentações.

Onde isso aconteceu? Como nas seções anteriores, a Bíblia não especifica o local exato onde Adão e Eva morreram. Mas uma coisa é certa – não foi no Jardim do Éden. Lembre-se que depois que eles pecaram, Deus cortou o acesso deles à árvore da vida e os baniu do jardim (Gênesis 3:22-23).

Motivo: a inveja, mal secreto, o pior dos pecados capitais. E Deus, antes de punir Caim, assegurou-lhe o direito de defesa (Gênesis, 4, 9 – 10): E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?

A Bíblia diz apenas que o terceiro filho de Adão viveu cento e cinco anos, e gerou a Enos.

Cordeiro

Veio à Terra como Unigênito para cumprir uma missão, para tornar-Se o Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, para trazer a salvação a toda a humanidade.

A Bíblia não menciona o número total de filhos que Adão e Eva tiveram. Consta apenas que após terem tido Caim (Gênesis 4:1), Abel (Gênesis 4:2) e Sete (Gênesis 4:25), eles tiveram filhos e filhas.

A marca de Caim era um sinal distintivo que ele recebeu de Deus após ter assassinado Abel, seu irmão. Mas a Bíblia não diz exatamente o que era essa marca que Deus colocou nele. Apesar da curiosidade popular, tentar defini-la não passa de conjectura e perda de tempo.

Em Gênesis são mencionados pelos nomes os filhos de Caim e depois os de Sete, que seria o patriarca da segunda geração, nascido quando Adão tinha 130 anos (Gênesis 5:3).

Temos em nosso DNA a contribuição dos genes de Neandertais, Denisovans, Africanos arcaico, Homo erectus, e possivelmente Homo floresiensis (que ficou conhecido como o “Hobbit”).

De acordo com a história bíblica, Caim matou Abel porque Deus aceitou o sacrifício de Abel mas rejeitou o de Caim. Com este acto de ciúmes, Caim tornou-se o primeiro assassino.

Uma vez expulsos do Éden, Adão e Eva tiveram vários filhos, de acordo com a tradição de 14 a 140. Os únicos três mencionados na Bíblia, no entanto, são Caim, Abel e Seth.

Jesus era descendente tanto de Davi quanto de Abraão, ficando assim consubstanciada sua reivindicação à posição messiânica, pelo menos no que tange à existência de ser Ele filho de Davi. A genealogia de Lucas mais universalista, remonta a Adão, cabeça de toda a Humanidade.

Caim: Significa “lança”, “obter”, “possessão”. Curto, elegante e associado com um importante personagem bíblico, o nome masculino Caim surgiu a partir do hebraico qayin, palavra que significa “lança”. Outra possibilidade de origem é a partir da palavra hebraica qanah, associada com os verbos “obter” e “possuir”.

Noé, segundo o Antigo Testamento, foi o primeiro filho de Lamec e neto de Matusalém. Quando Noé completou quinhentos anos gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5,25-32). Noé pertencia a nona geração depois de Adão.