Quem são os cristãos reformados?

Perguntado por: mgomes . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ser reformado é amar a Igreja na manifestação da sua própria geração a ponto de lutar por ela e contra ela fim de cooperar na obra de Cristo, de apresentá-la diante de Deus sem mancha, ruga ou mácula.

A principal diferença entre os dois movimentos é que os evangélicos possuem uma posição mais bem definida sobre a Bíblia. Os protestantes em geral seguem o princípio da Sola Scriptura, que defende que somente a Bíblia é fonte da revelação suprema.

São três as principais doutrinas da Igreja reformada: as Igrejas luterana herdadas do pensamento de Lutero, as Igrejas calvinistas (reformadas, ou presbiterianas) e a Igreja anglicana.

Martinus Luter ou Martin Luther (1483 -1546), nasceu em Eisleben, na Alemanha, e foi considerado o principal líder da Reforma Protestante.

Comumente, são mais associados com o calvinismo os membros das igrejas presbiterianas. No entanto, a teologia de Calvino está presente em diferentes denominações, espalhadas em várias igrejas batistas e pentecostais no Brasil.

A restauração tem o compromisso de manter a originalidade o imóvel, certo? Ela realiza alterações mínimas no projeto inicial, enquanto a reforma tem a liberdade de fazer qualquer mudança, desde que não coloque em risco a segurança do imóvel.

Significado de Reformar
verbo transitivo Dar melhor forma a; corrigir: reformar as leis, os costumes. Consertar; reconstruir: reformar uma casa velha. Conceder a reforma de (militar). Renovar: reformar o guarda-roupa.

A reforma costuma ser uma iniciativa ou um projeto que procura implantar uma inovação ou conseguir uma melhoria nalgum sistema ou numa estrutura. Essa reforma pode concretizar-se sobre algo físico e concreto (como uma casa), ou sobre uma questão simbólica ou abstrata (uma lei, um modo de organização, etc.).

Manifesto com 95 afirmações pregado em 1517 na igreja do castelo de Wittenberg, na Alemanha, denunciou abusos da Igreja Católica. O centro mundial das celebrações dos 500 anos da Reforma Protestante é Wittenberg, o vilarejo alemão onde nasceram as ideias que provocaram a maior divisão da história do cristianismo.

Martinho Lutero

As origens dos protestantes. A corrente religiosa conhecida no Brasil como evangélica deriva de um movimento que começou oficialmente em 1517. Naquele ano do século 16, o monge católico e teólogo alemão Martinho Lutero pregou na porta de uma igreja em Wittenberg (Alemanha) suas "95 Teses".

Dentro do protestantismo histórico estão as igrejas luterana, presbiteriana, calvinista, metodista e batista. A partir do século XX surgem novas igrejas protestantes: as igrejas pentecostais e neopentecostais. No Brasil, essas igrejas são mais conhecidas como evangélicas.

Nascido há 500 anos quando Martinho Lutero questionou a autoridade do Papa, o luteranismo agrupa inúmeras Igrejas – luteranas, reformadas, evangélicas, etc. – e conta com mais de 800 milhões de fiéis em todo o mundo. Foi o ponto de partida do Movimento da Reforma.

Igreja Reformada Potiguara (1625 1692): a primeira igreja protestante do Brasil.

Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.

Igreja de São Francisco da Penitência

A Igreja de São Francisco da Penitência, é uma das igrejas com mais ouro no Brasil. Ela está localizada em Salvador, capital da Bahia e a primeira cidade sede do Brasil. A construção é muito famosa na cidade baiana, justamente pela quantidade de ouro utilizada no interior do templo.

Por aqui, a maior igreja que segue os princípios calvinistas hoje é a Igreja Presbiteriana do Brasil. Mas há outras denominações e dissidências que, no cerne, seguem o modo de pensar desse teólogo francês.

No século XVI temos a excomunhão de líderes religiosos célebres que não concordavam com os dogmas católicos. Martinho Lutero e João Calvino, respectivos fundadores do Luteranismo e do Calvinismo, foram expulsos da Igreja ao pregarem uma religiosidade cristã apartada da chancela papal.

O calvinismo
Nesta condição de pecador, somente Deus poderá salvá-lo. Nesse ponto é explicado que a salvação de Cristo não é feita com base no mérito, ou seja, nas boas ações praticadas pelo indivíduo, mas sim na decisão soberana e incondicional de Deus, pois ele escolhe quem será levado para o céu.