Quem são os consumidores de alta tensão?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

Consumidor de alta tensão é aquele conectado à rede com tensão igual ou superior a 2,3 kilovolts — geralmente, indústrias. Nova regra entra em vigor em 2024 para cerca de 106 mil unidades.

O grupo A (alta tensão) é composto por UCs (unidades consumidoras) que recebem energia elétrica em tensão igual ou superior a 2,3 kV ou são atendidas a partir de sistema subterrâneo de distribuição. Geralmente se enquadram neste grupo as grandes indústrias e estabelecimentos comerciais de grande porte.

O que é: consumidor de energia elétrica atendido em baixa tensão, podendo ser residencial (B1), rural (B2), de demais classes (B3) e de iluminação pública (B4), que são detalhados abaixo: B1 = consumidor de energia elétrica do Grupo B, que usufrui desse insumo em residências.

Alta tensão — AT
Por último, temos a alta tensão, que compreende o valores superiores a 1.000 volts em corrente alternada ou 1.500 volts para corrente contínua. Dessa forma, estabelece que nessas condições um trabalhador não pode executar as atividades sozinho nem sem a capacitação necessária.

A extra alta tensão é utilizada em situações em que grandes potências necessitam ser transmitidas ao mesmo tempo em que os valores de correntes precisam ser limitados – neste caso, torna-se necessário elevar os valores de tensão para permitir redução de perdas.

Conforme informa a Aneel (2008), os consumidores de energia estão subdivididos em quatro subgrupos.

  • O consumidor do tipo B1 é o residencial;
  • O consumidor rural é chamado de B2;
  • O consumidor B3 são os estabelecimentos comerciais ou industriais de pequeno porte;
  • O consumidor B4 é a iluminação pública.

Indústria de automóveis
A indústria, de forma geral, é o setor que mais consome energia elétrica no Brasil. E a indústria automobilística é um dos setores com maior demanda de energia elétrica.

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

Grupo B. Unidades consumidoras da Baixa Tensão, das Classes Residencial (Subgrupo B1), Rural (B2), Demais Classes (B3) e Iluminação Pública (B4). Horária Branca: tarifa diferenciada de consumo de energia elétrica, de acordo com as horas de utilização do dia (postos tarifários).

Grupo B: Grupamento composto de unidades consumidoras com fornecimento em tensão inferior a 2,3 kV, caracterizado pela tarifa monômia e subdividido nos seguintes subgrupos: Subgrupo B1 – residencial. Subgrupo B2 – rural.

Características principais do Grupo A:
Eles possuem Demanda Contratada, além de poder tomar multa de demanda de ultrapassagem e ter custo diferenciado por demanda não utilizada. Para alguns clientes pode existir a complexidade da Sazonalidade.

A tarifa de energia paga pelo consumidor pode ser dividida em três tarifas distintas, a TE – Tarifa referente à energia elétrica consumida pelo usuário, a TUST – Tarifa referente ao uso do sistema de transmissão de energia, e a TUSD – Tarifa referente ao uso do sistema de distribuição de energia.

No grupo A, existem outras classificações: os subgrupos A1, A2 e A3, que formam os consumidores de alta tensão. E, os subgrupos A3a e A4, sendo os consumidores de média tensão. Por fim, existe o subgrupo AS, formado pelos consumidores com sistema subterrâneo de distribuição.

Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.

As redes de alta tensão são aquelas com tensões nominais iguais e entre 69 KV e 138 KV, portanto são chamadas de Redes em AT (Alta Tensão).

ABNT NBR 5414 NBR5414 Execução de instalações elétricas de alta.

Os níveis de tensão encontrados no Brasil são 115 volts, 127 volts, 220 volts, 230 volts, 240 volts, 254 volts, 380 volts e 440 volts. Quando encontramos a informação, por exemplo, de 220/380 volts, deve-se concluir que 380 volts equivalem à tensão de linha, enquanto 220 Volts referem-se à tensão de fase.

Faz manobras nas cabines elétricas de alta tensão para troca de disjuntores, ligando e desligando circuitos que alimentam o sistema elétrico das unidades em eventuais quedas de energia. Utiliza-se de material apropriado (martelo, alicates, chaves de fenda, etc.)

Os 5 tipos de Consumidores no processo de compra

  1. Iniciador. Em um primeiro momento, há o Iniciador, esse tipo de consumidor é quem irá sugerir a ideia de comprar um produto ou serviço. ...
  2. Influenciador. ...
  3. Decisor. ...
  4. Comprador. ...
  5. Usuário.

São muitos os tipos de consumidor que podemos atingir de maneira direta.
...
Conheça um pouco melhor cada um dos cinco tipos de consumidor.

  1. Consumidor iniciador. ...
  2. Consumidor Influenciador. ...
  3. Consumidor decisor. ...
  4. Consumidor comprador. ...
  5. Consumidor usuário.