Quem são os conselheiros do presidente?

Perguntado por: eteles2 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Conselho da República é composto por um total de quatorze integrantes titulares, conforme previsto em lei:

  • O vice-presidente da República;
  • O ministro da Justiça;
  • O presidente da Câmara dos Deputados;
  • O presidente do Senado Federal;
  • O líder da maioria na Câmara dos Deputados;
  • O líder da minoria na Câmara dos Deputados;

Compete ao Conselho de Governo, nos termos do art. 73 da Constituição Estadual e das disposições de sua lei regulamentadora, pronunciar-se sobre questões relevantes suscitadas pelo Governador do Estado, incluída a estabilidade das instituições e problemas emergentes, de grave complexidade e implicações sociais.

Órgãos de Consulta

  • Estrutura da Presidência.
  • Gabinete Pessoal do Presidente da República.
  • Atribuições da Assessoria Especial do Presidente da República.
  • Agendas da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.
  • Comitê de Governança Digital.
  • Comissão de Ética Pública.
  • Horários de atendimento do órgão.

Pela lei, o Conselho da República tem 15 membros, mas pode funcionar com a presença da maioria. Também são indicados suplentes para as vagas de brasileiros natos. Hoje, sem os indicados da Câmara e do Senado, há 11 pessoas no Conselho, todos homens. Desses, três pertencem ao governo.

Tribunal de Contas da União.

O conselho é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, profissionais da educação, membros da comunidade local e o diretor da escola, que é membro nato.

É a figura com maior autoridade na hierarquia operacional de uma organização e responsável pelas estratégias e pela visão da empresa. O presidente do Conselho de Administração (em inglês, simplesmente Chairman ou Chairwoman) é o mais alto representante de um grupo empresarial ou empresa individual.

Presidir as reuniões do Conselho. Organizar e coordenar as atividades da diretoria, definindo sua agenda anual. Analisar e avaliar o desempenho do CEO e de outros membros do conselho.

Conselho de Estado (1823 a 1834)
O Conselho era composto de dez membros, e mais os atuais ministros, que já eram conselheiros de Estado natos, pela lei de 20 de outubro de 1823, que extinguira o Conselho de Procuradores.

Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública. A participação popular é garantia constitucional.

Cabe ao Conselho promover debates sobre os objetivos da empresa, para estimular a prática da tomada de decisões em grupo, descentralizando o controle. Além disso, o órgão deve estabelecer diretrizes para um planejamento estratégico e validá-lo junto aos diretores da empresa.

79. Substituirá o Presidente, no caso de impedimento, e suceder-lhe-á, no de vaga, o Vice-Presidente. Parágrafo único. O Vice-Presidente da República, além de outras atribuições que lhe forem conferidas por lei complementar, auxiliará o Presidente, sempre que por ele convocado para missões especiais.

É composto por uma mesa circular com 14 lugares, um conjunto de sofá e poltronas clássico, um guarda volumes e a mesa de despacho do Presidente da República. Em 2011 Dilma Rousseff modificou o conjunto de sofás, aderindo a um modelo moderno de cor preta.

Art. 14 - O Presidente da República, observadas as disposições constitucionais e nos limites das respectivas dotações orçamentárias, poderá expedir livremente decretos-leis sobre a organização da Administração federal e o comando supremo e a organização das forças armadas.

No entanto, quando o conselho consultivo está formalizado em estatuto ou contrato social, a remuneração de seus membros se concentra na mesma faixa que os conselheiros de administração: entre R$ 10 mil até R$ 15 mil.

Compete à Controladoria-Geral da União (CGU), como Órgão Central do Sistema de Controle Interno, elaborar a Prestação de Contas Anual do Presidente da República a ser encaminhada ao Congresso Nacional, em cumprimento ao inciso XXIV do artigo 84 da Constituição Federal.

Desde 1891, o poder executivo federal é desempenhado pelo presidente da república. Este é eleito por voto popular direto em eleição de primeiro ou segundo turno. É, também, sucedido, em seus impedimentos, pelo vice-presidente da república. Cooperam com o chefe do executivo os ministros de Estado, por ele indicados.

Existem três tipos diferentes de conselheiros: os conselheiros internos, externos e independentes.

  1. Expanda seu networking. No Brasil, 70% das buscas de conselheiros são feitas por indicação. ...
  2. Trabalhe novas habilidades. Um executivo é treinado para responder rápido, ter solução para tudo e o plano de ação pronto. ...
  3. Revise a narrativa da sua história profissional.

O vocativo a ser empregado em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder é Excelentíssimo Senhor, seguido do cargo respectivo, por exemplo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República.

A Assembleia, entre outras competências elencadas no Art. 122 da Lei n. 6.404/76, elege os membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal. A Assembleia Geral pode ser ordinária, extraordinária e especial.