Quem são os chucrute?

Perguntado por: ocortes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Se você é fã de conservas, já deve ter ouvido falar no chucrute. Esse prato típico da culinária alemã consiste em repolho picado e fermentado com sal e temperos. Assim como outros alimentos fermentados, essa solução é cheia de benefícios para o corpo e tem um sabor especial.

Embora muitos acreditem que o chucrute tenha origem alemã, o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era “um prato fornecido aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China”, no século III antes de Cristo. Da China, o produto teria sido trazido ao Ocidente.

O chucrute pode ser feito em casa de forma fácil e rápida (leva cerca de 5 a 10 minutos) e pode ser incluído na alimentação com a mesma facilidade: junto a saladas, com legumes, acompanhando carnes, em sanduíches e mais. Na hora de prepará-lo, não esqueça de adicionar alho, essencial para seu sabor.

O nome em português deriva do nome francês do Sauerkraut, choucroute. O repolho azedo também é popular na vizinha França, sobretudo na região da Alsácia.

O chucrute é um alimento fermentado probiótico que contém apenas repolho e sal. Mas, no Brasil, muita gente acha que ele é um tipo de linguiça alemã. Ele é muito benéfico para a saúde e pode ser feito em casa.

O termo alemão "Wehrmacht" deriva da palavra composta em alemão: wehren, "defender" e Macht, "poder, força". Foi usado para descrever as forças armadas de qualquer nação; por exemplo, Britische Wehrmacht, que significa "Forças Armadas Britânicas".

A chegada do chucrute no Brasil se deu por meio da imigração alemã, principalmente na região sul do país.

Embora muitos acreditem que o chucrute tenha origem alemã, o repolho fatiado e fermentado em vinho de arroz era "a ração fornecida aos trabalhadores na construção da Grande Muralha da China", no século 3 antes de Cristo, conta Maria Lucia Gomensoro no Pequeno Dicionário de Gastronomia.

O chucrute é resultado da fermentação do repolho. Neste processo participam várias bactérias, em sucessão, sendo que as precedentes criam as condições para as seguintes. Nâo há adição de culturas iniciadoras (starter) e portanto este é um exemplo de fermentação natural (selvagem).

Diz-se que os alemães adoram salsichas assadas, joelho de porco ou bolinhos de carne. Realmente, isso não é assim, pois um número cada vez maior de pessoas na Alemanha está prescindindo de comer carne, preferindo a alimentação vegetariana ou vegana (55 %).

O chucrute é um alimento saudável, de sabor ácido e textura crocante. Exibe baixos teores de açúcares, gorduras e calorias.

Profissionais da área da saúde recomendam o consumo diário deste alimento, já que ele é rico em produção de vitaminas para o corpo. Além disso, o chucrute é um probiótico natural, ou seja, ajuda no bom funcionamento do organismo, facilita a digestão e absorve bem os nutrientes.

O cheiro do chucrute deve ser forte, mas não 'nojento' (quem gosta de nabo e queijo gorgonzola sabe bem como é). O gosto deve ser levemente 'gaseificado'. 6.

Weißkohl {m.}

Água filtrada, sal marinho e beterraba biológica. Naturalmente fermentado, rico em PROBIÓTICOS.

Dependendo da temperatura o chucrute vai fermentar mais ou menos rápido. Prove diariamente depois de 3-4 dias e veja quando estiver a seu gosto.

Na origem do povo alemão estão as tribos germânicas. Referências literárias a elas aparecem já antes da era cristã. Mas se passaram séculos até que elas formassem uma nação, já que no início não tinham unidade política.

Os bárbaros mais conhecidos nesse contexto foram os hunos, povo de origem tártaro-mongol que vinha das estepes da Ásia Central e penetrou a Europa até sua região central, disseminando pânico entre romanos e germânicos.

Etimologia. O termo "Alemanha" deriva do francês Allemagne — terra dos alamanos — em referência ao povo germânico de mesmo nome que vivia na atual região fronteiriça entre a França e a Alemanha e que durante o século V cruzou o rio Reno e invadiu a Gália Romana.

Os alemães são, de fato, pontuais, eficientes, trabalham duro e tendem a manter uma certa distância de quem não conhecem. Eles prezam pela ordem e não têm medo de avisar a qualquer um que esta pessoa está infringindo alguma regra, seja legal ou moral.