Quem são os charruas?

Perguntado por: tjesus . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os charruas são um povo nativo americano que no século XVI se localizava entre os rios Paraná e Uruguai. Tendo como centro a atual província Argentina de Santa Fé, espalharam-se posteriormente ao Uruguai e depois a Entre Rios e ao Rio Grande do Sul, após guerrearem contra os missionários jesuíticas.

A notícia era particularmente marcante, pois muitos acreditavam que os Charrua, que nos tempos pré-coloniais eram o povo indígena dominante na região do Pampa do Rio Grande do Sul e no vizinho Uruguai, estavam extintos desde a primeira metade do século XIX.

Charrua, palavra originária do tupi-guarani significa “instrumento de trabalho”.

A charrua é semelhante ao arado, mas rasga mais profundamente a terra e é mais durável, já que usa-se o ferro na sua construção; geralmente, a charrua é puxada por um trator. Esse sistema foi desenvolvido durante meados da Idade Média e era considerado um dos avanços tecnológicos daquela época.

Plantavam mandioca e erva-mate. Deram origem ao costume do chimarrão, que era consumido frio.

Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.

O povo Guarani foi um dos primeiros a serem contatados após a chegada dos europeus na América do Sul, há cerca de 500 anos. No Brasil, vivem atualmente cerca de 51.000 indígenas Guarani, em sete estados diferentes, tornando-os a etnia mais numerosa do país. Muitos outros Guarani vivem no Paraguai, Bolívia e Argentina.

Segundo o censo oficial de 2011, cerca de 160 mil uruguaios declararam ter ascendência indígena. Isso representa quase 5% da população do país, de 3,395 milhões de habitantes.

Existem, hoje, cerca de seis mil pessoas autodeterminadas Charruas nos países que compõem o Mercosul. Só no Rio Grande do Sul, são mais de quatrocentos descendentes do Charruas presentes nas localidades de Santo Ângelo, São Miguel das Missões e Porto Alegre que querem ser considerados indígenas.

Em 05 de Setembro de 1991 a Charrua deu seu primeiro passo movida pela paixão por agricultura, coragem de ir além e muita vontade de fazer mais e melhor.

Expressão ficou popularizada no Uruguai como símbolo da raça da seleção, mas teve origem na resistência dos charruas à colonização de espanhóis e portugueses. A cena ficou famosa e virou meme nas redes sociais. Contra a Rússia, o volante Nahitan Nández disputava um lance com um adversário até cair.

3 493 hab

Charrua é um município do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 3 493 hab.

Amana = chuva, água da chuva, em tupi.

Colar de cavalo
Inventada na China, chegou à Europa no século 10. E permitiu a criação do arado pesado, substituindo os antigos arados puxados por bois.

As inovações ocorridas na Agricultura nos Séculos X e XI, dentre as quais podemos mencionar a invenção da charrua e dos arreios, foram historicamente importantes pois aumentaram a produtividade agrícola ao mesmo tempo que "libertaram" uma porcentagem maior da população do trabalho nos campos.

Apesar de ser um aparato simples e que já foi substituído pelos tratores, a charrua contribuiu para uma verdadeira revolução durante a Idade Média, visto que, sendo originalmente de madeira, era pouco eficaz, contudo, quando começou a ser feita de ferro, tornando-se, assim, mais pesada, o rendimento agrícola foi ...

Significado de Bugre
Denominação pejorativa e preconceituosa atribuída aos indígenas por serem tidos como selvagens, rudes, incivilizados e hereges. [Figurado] Pessoa sem cultura, rude, selvagem e inculta. [Figurado] Quem evita o convívio, preferindo estar sozinho; arisco.

Os primeiros habitantes do Rio Grande do Sul foram os povos nativos, ou seja, indígenas. Até um século depois do Descobrimento do Brasil, a região ainda era ocupada principalmente por índios Gê, Pampeano e Guarani.

Os indígenas do Rio Grande do Sul são integrantes dos povos Kaingang, Guarani, Charrua e Xokleng.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

- Os índios brasileiros se alimentam exclusivamente de alimentos retirados da natureza (peixes, carnes de animais, frutos, legumes e tubérculos); - Costumam tomar banho várias vezes por dia em rios, lagos e riachos; - Os homens saem para caçar em grupos; - Fazem cerimônias e rituais com muita dança e música.

Continuar lendo