Quem são os católicos ortodoxos?

Perguntado por: alima . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 5 votos

A Igreja Católica Apostólica Ortodoxa foi fruto de um desmembramento da Igreja Católica Apostólica Romana surgida após o Cisma do Oriente em 1054. Trata-se da segunda maior comunidade cristã, reunindo cerca de 250 milhões de fiéis em todo mundo, especialmente no Oriente.

A Igreja Ortodoxa é uma igreja cristã, considerada, com uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas que possui uma doutrina mais reta, mais rígida. A ortodoxia é a corrente doutrinal que declara que representa a visão correta, fundada em princípios sistemáticos (metafísicos) e científicos.

Os ortodoxos têm uma grande devoção à Virgem Maria, consagrada como Theotokos (Mãe de Deus). Existe na Igreja Ortodoxa um culto paralelo ao do próprio Cristo. Ao se ouvir o nome de Maria os fiéis fazem uma inclinação na cabeça em direção ao ícone da Mãe de Deus, dirigindo-lhe uma saudação.

Cruz Ortodoxa
Na inferior, podemos ver uma caveira que nos remete ao "Calvário", monte onde Cristo foi crucificado. Também chama a atenção um braço inclinado. O lado esquerdo, para o alto, seria onde estava o "Bom Ladrão", aquele que estava sendo crucificado junto a Jesus e que pediu perdão.

“Aqueles que creem em Cristo e foram devidamente batizados estão constituídos em certa comunhão, embora não perfeita, com a Igreja Católica. Com as Igrejas ortodoxas, esta comunhão é tão profunda que falta bem pouco para que ela atinja a plenitude que autoriza uma celebração comum da Eucaristia do Senhor.”

Algumas das principais igrejas ortodoxas no Brasil são: Igreja Ortodoxa Antioquina, Arquidiocese de São Paulo e Todo o Brasil (Patriarcado de Antioquia); Igreja Católica Apostólica Ortodoxa Antioquina São Jorge de Brasília (Patriarcado de Antioquia); Eparquia Ortodoxa do Brasil (Igreja Autocéfala da Polônia); Igreja ...

Por que há a diferença de data do Natal? A maioria dos ortodoxos comemora o Natal em 7 de janeiro, em vez de 25 de dezembro, que é a data em que os cristãos ocidentais celebram o Natal. A razão para essa diferença é que há dois diferentes calendários envolvidos na determinação da festividade.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Relativo a ortodoxia. 1 Que ou aquele que está conforme com uma doutrina, ou com um conjunto de princípios e práticas tidos como verdadeiros. 2 Que ou aquele que segue os princípios e credos religiosos de uma igreja.

Como funciona
A cerimônia tradicional geralmente é cantada e celebrada por cinco padres em três línguas: português, grego e árabe. Em seguida vem a coroação, que é o momento em que os noivos são consagrados um ao outro, iniciando o novo núcleo familiar, é quando o matrimônio está consumado pela igreja.

Existem dois grupos oficiais dentro do catolicismo: os romanos e os ortodoxos. A divisão aconteceu há séculos atrás, depois da Igreja ter se formado como uma instituição. Houve divergência desde a separação. Mas hoje, mesmo com as diferenças institucionais, há uma relação de paz.

A Igreja Ortodoxa professa a Doutrina autêntica de Nosso Senhor Jesus Cristo, tal e qual nos foi revelada e exercida pelos Apóstolos no primeiro século da era cristã, na Palestina e nas cidades de Jerusalém, Damasco e Antioquia.

3 sinônimos de ortodoxo para 2 sentidos da palavra ortodoxo: 1 severo. 2 rígido, rigoroso.

Quando se vê a cruz grega ou latina representada com um círculo em sua volta, está simbolizando o Sol, o circumponto Deus, na antiguidade egípcia Rá e o próprio ciclo da natureza.

Significa lutar e discernir o verdadeiro e o falso.

São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

Significado de ortodoxo:
É aquele que está em conformidade com os princípios tradicionais de qualquer doutrina. A expressão, “pouco ortodoxo” é usada para fazer referência àquele indivíduo ou a algo que não segue nenhuma regra tradicional, que foge do que é comum, do que é convencional.

O Cisma do Oriente levou o mundo cristão a se dividir, em 1054, entre os ortodoxos e os católicos. O Cisma do Oriente é o nome dado à divisão da Igreja Católica, ocorrida em 1054, entre a Igreja chefiada pelo papa, em Roma, e a igreja chefiada pelo patriarca, em Constantinopla (antiga Bizâncio e atual Istambul).

No Brasil, a Igreja Greco-Ortodoxa está presente nas capitais das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, onde se concentram a maioria dos fiéis de origem grega.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Ouro Preto
É uma das mais conhecidas do Brasil e, como foi construída durante o Ciclo de Ouro, está entre as igrejas com a maior quantidade de ouro do país - são mais de 400kg do valioso metal.

OS PROTESTANTES (Testemunhas de Jeová): Como entendem que festas de aniversário são um costume pagão, as Testemunhas de Jeová não fazem nenhuma comemoração no dia 25 de dezembro. Apesar de prestarem devoção a Cristo, eles preferem negligenciar a data.