Quem são os autores das cantigas populares?

Perguntado por: igouveia . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 9 votos

Essas canções infantis populares não possuem um autor, ou seja, as letras consistem em textos anônimos que se adaptam e se redefinem ao longo do tempo.

São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.

As cantigas hoje conhecidas no Brasil têm origem européia, mais especificamente de Portugal e Espanha. Não é notável, porém, esta origem, pois as mesmas já se adaptaram tanto ao folclore brasileiro que são o retrato do país. As cantigas de roda são de extrema importância para a cultura de um local.

As cantigas trovadorescas eram classificadas de duas formas: cantiga lírica e cantiga satírica. As cantigas líricas são subdivididas em cantigas de amor e cantigas de amigo. Já as cantigas satíricas podem ser de escárnio ou de maldizer.

Informações sobre o gênero: Cantigas ou cantigas de roda são um tipo de canção popular diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Tais músicas fazem parte do folclore brasileiro. Além de ser uma letra simples de memorizar, apresenta rimas, repetições e trocadilhos, fazendo desta uma brincadeira.

Cantigas líricas: incluem as cantigas de amor e amigo, que estão focadas nos sentimentos e nas emoções. Cantigas satíricas: incluem as cantigas de escárnio e maldizer, que usam a ironia e o sarcasmo para criticar ou ridicularizar.

Através das cantigas de roda, pode-se trabalhar a coordenação motora, estimular a memória, exercitar a comunicação oral, a criatividade, o vocabulário, a socialização, o trabalho em equipe, o respeito às outras pessoas e ao meio ambiente, entre outras contribuições.

As cantigas fazem parte da rotina da Educação Infantil. A partir delas é possível brincar, desenvolver a audição, ritmo, movimentos, equilíbrio, linguagem oral e memória. A prática ainda contribui para as crianças se iniciarem na música. As cantigas são também a porta de entrada para outros mundos.

Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo. Esses trovadores pertenciam ao clero ou à nobreza, entre as camadas populares, quem cantava e executava as canções, mas não as criava, eram os jograis.

Foi um movimento poético-musical; Desenvolveu-se na Idade Média, entre os séculos XI e XIV; As composições chamavam-se cantigas e eram geralmente acompanhadas de música e dança; Cantigas de amor (cavaleiro declara amor e coita à dama);

Heitor Villa-Lobos

Resumo: As Cirandas de Heitor Villa-Lobos são um conjunto de dezesseis pequenas peças caracterizadas pela citação de melodias do cancioneiro folclórico infantil brasileiro.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”.

Quais as obras mais importantes do Trovadorismo?

  1. 1 – Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós. Essa é sem dúvida uma das mais famosas e principais obras do Trovadorismo. ...
  2. 2 – Cantiga “Ai Deus, se sab'ora meu amigo” de Martin Codax. ...
  3. 3 – Cantiga “A Dom Foam quer'eu gram mal”, de João Garcia de Guilhade.

Além de reproduzirem o folclore e as diferentes culturas, as cantigas têm o grande poder de estimular a criatividade e a imaginação, através de danças e letras simples, curtas e fáceis de memorizar.

A BARATA DIZ QUE TEM HÁ, HÁ, HÁ, HO, HO, HO UM ANEL DE FORMATURA, ELA TEM O PÉ PELUDO. É MENTIRA DA BARATA ELA TEM É CASCA DURA!

4. Cite os trovadores de maior destaque desse período. R. Dom Duarte, Dom Dinis, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Aires Nunes e Meendinho.

Os trovadores eram, em geral, artistas de origem nobre, que escreviam e cantavam as cantigas (poesias cantadas) com o acompanhamento de instrumentos musicais. A reunião em livro dos manuscritos ficou conhecida como “Cancioneiro”.

eu lírico é a voz que enuncia o poema. Pode ser mais próximo ou mais distante do autor, mas jamais deve ser confundido com o poeta. Ouça o texto abaixo em aúdio!

As cantigas de roda são uma das manifestações culturais do folclore brasileiro e contribuem para o aprendizado da educação das crianças. A maneira de aprender brincando em uma roda, todas de mãos dadas, possibilita a socialização e a coletividade entre as crianças.

A IMPORTÂNCIA EM TRABALHAR AS CANTIGAS DE RODA, SÃO VÁRIAS ENTRE AS PRINCIPAIS ESTÃO: É POSSÍVEL BRINCAR, DESENVOLVER A AUDIÇÃO, RITMO, MOVIMENTOS, EQUILÍBRIO, LINGUAGEM ORAL E MEMÓRIA, A PRÁTICA AINDA CONTRIBUI PARA AS CRIANÇAS SE INICIAREM NA MÚSICA.