Quem são os atuais líderes do PCC?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 13 votos

Atualmente, os líderes do PCC são dois homens que estão foragidos na Bolívia, segundo o Ministério Público: Marcos Roberto de Almeida, 51 anos, ou Tuta, e Valdeci Alves dos Santos, 50 anos, o Colorido.

April 2022. Pontuação: 5/5 ( 4 avaliações ) Segundo o procurador-geral de Justiça, Mário Luiz Sarrubbo, Tuta é atualmente o chefe do PCC em São Paulo e assumiu o comando depois que o ex-chefe da facção, Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, foi transferido para um presídio federal, em fevereiro de 2019.

Condenado a mais de 330 anos de prisão, Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como o principal chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), foi transferido do presídio de Porto Velho, em Rondônia, para o de Brasília, no Distrito Federal, onde ele esteve preso até março de 2022.

Comando Vermelho

"Em caráter nacional, o rival do PCC é o Comando Vermelho, especialmente pelo controle das fronteiras. As outras são ao nível regional, como é o caso recente do Bonde do Magrelo.

O PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.
O PCC e o CV romperam um pacto que mantinham para a compra de drogas e armas em regiões de fronteira em meados de 2016.

Obviamente, o maior inimigo do PCC é o Comando Vermelho, fundado no Rio de Janeiro. Nascida ainda durante a ditadura militar, o Comando Vermelho serviu como inspiração para a criação do PCC.

São Paulo – Apontado como o segundo na hierarquia do Primeiro Comando da Capital (PCC), “Julinho Carambola” tentou judicialmente anular o processo que responde há 17 anos pelo homicídio do policial militar Nelson Pinto, morto aos 44 anos de idade, durante os ataques promovidos pela facção em 2006, que ficaram ...

O que é o PCC
A facção atua principalmente no estado de São Paulo onde possui mais de 8 mil membros e está presente em 90% dos presídios paulistas e fatura cerca de 120 milhões de reais por ano.

Com atuação em quase todo o território brasileiro, mais de 30 mil membros e movimentação financeira que já ultrapassa R$ 1 bilhão, o PCC é uma das principais organizações criminosas da América do Sul.

Pablo Escobar brasileiro: um dos maiores traficantes do mundo é ex-PM - 23/05/2023 - UOL Notícias.

O empresário Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, 36, preso na Bahia no último dia 2, chegou a São Paulo e será transferido para um presídio no interior do estado.

No processo de exclusão, segundo a polícia, é requerida uma notificação do indivíduo, com as informações sobre os motivos que levaram à saída forçada. Caso haja alguma dívida financeira, ela deve ser paga nesse momento.

O milenar símbolo yin-yang é a representação do PCC, freqüentemente estampado em cortes de cabelo, tatuagens e desenhos feitos pelos adolescentes.

O PCC atua sem a presença do CV em outros 13, mas rivaliza com grupos criminosos locais. O CV está em 2 estados sem a presença do PCC: Mato Grosso e Rio de Janeiro; O PCC está sozinho em 3 estados: Mato Grosso do Sul, Piauí e São Paulo.

Organizações do crime como PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV (Comando Vermelho) se rivalizam na disputa por territórios e têm atuação nacional. A facção de origem paulista está presente no DF e em outros 24 Estados.

Cada organização criminosa possui o seu "estatuto", que, entre suas regras, determina quem pode ou não sair da facção. Tanto no PCC, de São Paulo, quanto no CV, do Rio de Janeiro, é permitida a saída de seus membros e continuar vivo, porém a partir de regras rígidas a serem seguidas fora do mundo do crime.

Não é segredo que o PCC é a maior facção do país, com ação transnacional.

André Fellipe das Merces Francisco, número 3 do PCC, foi preso hoje durante a Operação Caminhos Seguros, contra o tráfico de drogas em Santos e São Vicente, cidades do litoral de São Paulo.

22 “Irmãos” são os presos filiados (“batizados”) no PCC; “primos” são presos que, apesar de não perten (...)

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) prendeu neste sábado (16) o traficante Valdeci Alves dos Santos, o "Colorido", apontado como um dos principais chefes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital), entre os integrantes que estavam em liberdade. Ele foi preso na cidade de Salgueiro (PE).

Ao ser "batizado", o novo participante tem como padrinho três "irmãos" e ele só pode se tornar padrinho após 120 dias do seu batismo. Todos os participantes precisam seguir a risca o estatuto do PCC, para se manter na organização.