QUEM SÃO OS assistente virtual?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Alexa, da Amazon, Google Assistente, e Siri, da Apple, também contam com aprendizagem contínua, ou seja, vão aprimorando suas habilidades à medida que adquirem mais dados do usuário. E, todos eles estão disponíveis em vários dispositivos, como smartphones, tablets, smart speakers e Smart TVs.

Os assistentes virtuais de voz podem ajudar as empresas a economizar tempo e dinheiro, reduzindo a necessidade de ter um grande número de atendentes humanos em solicitações comuns. Com um eles, as empresas podem lidar com um grande volume de consultas e suporte sem a necessidade de contratar mais funcionários.

Os assistentes virtuais, ou chatbots, podem ser integrados em diferentes canais de comunicação, como aplicativos de troca de mensagens (WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram), sites e até mesmo no app da sua empresa. Para isso, basta escolher uma plataforma capaz de fazer a integração com essas ferramentas.

Embora Alexa e Siri sejam as assistentes virtuais mais conhecidas, o mundo de opções é bastante amplo. Veja alguns deles. Alexa. Alexa da Amazon é a assistente virtual mais popular.

Confira alguns exemplos:

  • Assistente de Compras.
  • Assistente Comercial.
  • Assistente de Logística.
  • Assistente de Departamento Pessoal (Recursos Humanos)
  • Assistente de Atendimento.

Habilidades necessárias para ser um assistente virtual
A maioria dos assistentes virtuais precisam ter um bom conhecimento de programas básicos de computador, como Microsoft Office ou Google Workspace. Eles também devem estar confortáveis navegando na internet e realizando pesquisas online.

Nossos principais objetivos ao desenvolver esses assistentes é criar interfaces naturais e fáceis de usar que estejam disponíveis quando e onde o usuário precise.

Além de humanizar o atendimento, o assistente virtual atua como secretário virtual, confirmando e reagendando consultas, atendimento ao cliente, serviços financeiros e ainda permite que o profissional tenha um “funcionário” o ano todo e sem vínculos empregatícios, pois trata-se de um prestador de serviços.

O primeiro assistente virtual surgiu em 2011- quando a Apple lançou a "Siri". A tecnologia foi considerada revolucionária à época. Um software que reconhece sua voz, obedece seus comandos e permite a ativação de diversos recursos em seu aparelho celular.

Recomendamos que você tenha um currículo. Se não tiver, pode se candidatar mesmo assim. Basta fornecer uma breve descrição de sua formação, experiência (com datas de emprego), histórico educacional e habilidades. Essas informações são necessárias para avaliarmos os candidatos.

Cada assistente pessoal tem os seus prós e contras. Se quiser o mais inteligente, vai querer um dispositivo com o Google Assistant. Se quiser a maior compatibilidade com aplicações e serviços, vai querer um dispositivo com Alexa. Se quiser o mais engraçado, vai querer um dispositivo Apple para a Siri.

Apesar do Google Assistente ser melhor que seus concorrentes no geral, a Siri da Apple, Bixby da Samsung e Alexa da Amazon também se mostraram boas alternativas para realizar tarefas mais básicas, como pesquisar o clima, criar cronômetros e etc.

Use sua voz para abrir o Google Assistente
Em smartphones com Android 5.0 ou versões mais recentes, você pode usar sua voz para falar com o Google Assistente mesmo quando o smartphone estiver bloqueado. Saiba como controlar as informações que você vê e ouve. e diga "Configurações do Google Assistente".

O assistente em muitos casos é a mão-direita de seu chefe, agilizando processos, controlando receitas, organizando a logística e organizando agendas. Geralmente é cobrado que esse profissional seja organizado e tenha habilidade com números, com os quais precisará lidar em seu dia a dia.

O Google Assistente também é mais versátil por estar disponível em vários dispositivos, como Nest, Google Home e speakers inteligentes de terceiros, smartphones Google Pixel e Android, além de smartwatches como Wear OS, fones de ouvido e Android TV.

O termo assistente virtual surgiu quando as marcas começaram a utilizar a Inteligência Artificial para se relacionarem com os seus consumidores. Com isso, veio a necessidade de criar assistentes que pudessem agilizar e humanizar esse relacionamento.

Como trabalhar de casa?

  1. Busque profissões que possibilitem esse tipo de trabalho. O primeiro passo para conseguir trabalhar de casa é identificar profissões que ofereçam essa possibilidade. ...
  2. Tenha organização e disciplina. ...
  3. Desenvolva uma boa comunicação assíncrona. ...
  4. Possua um espaço de trabalho adequado.

Ter um diploma relacionado à administração, comunicação ou gestão pode ser vantajoso, mas não é obrigatório. Desenvolva Habilidades Essenciais: Habilidades de organização, comunicação eficaz, multitarefa e discrição são fundamentais para ser um bom assistente pessoal.

AISIS oferecerá aos usuários do Plataforma +BRASIL o acesso às informações de forma simples, objetiva e automatizada, com atendimento mais ágil e eficaz aos interessados e mais: com inteligência artificial.