Quem são os artistas que apoiam Lula?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Outras cantoras se uniram ao petista como Anitta, Luísa Sonza, Iza, Ludmilla, Gloria Groove, Ivete Sangalo e Lauana Prado, além de nomes já conhecidos como apoiadores do ex-presidente como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Djavan e Gal Costa.

Os economistas Pedro Malan, Persio Arida, Edmar Bacha e Arminio Fraga, ligados ao Plano Real, deflagraram apoio à chapa Lula-Alckmin. Os quatro sempre foram alvo das críticas do PT.

Segundo pesquisa CNT/MDA deste sábado, 29, o ex-presidente Lula aparece empatado tecnicamente com o presidente Bolsonaro. O petista tem 51,1% dos votos válidos enquanto o atual chefe do Executivo tem 48,9%. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais. Confira a pesquisa (BR-01820/2022).

O presidente detém o apoio de alguns influencers como Sarah Poncio, Antônia Fontenelle, Andressa Urach, Andréa Sorvetão e Yudi Tamashiro; e de apresentadores como Roberto Justus. Nas artes cênicas, Malvino Salvador, Humberto Martins, Thiago Gagliasso, Felipe Folgosi e Regina Duarte apoiam Bolsonaro.

Lula foi o primeiro ex-operário a se tornar presidente do Brasil, governou o país em dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010).

Apesar de ter defendido o "socialismo do século XXI", o lulismo é considerado substancialmente semelhante ao liberalismo social.

Filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), é o 39.º presidente do Brasil desde 1.º de janeiro de 2023.

Por meio de políticas de distribuição de renda, do estímulo ao crédito, do aumento real do salário mínimo, da criação de empregos e também da ampliação do acesso à educação, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu algo inédito na história do Brasil: crescimento econômico com inclusão social.

Pesquisa do Instituto Opinião encomendada pelo Congresso em Foco revela que 53,9% dos brasileiros avaliam que o governo Lula é melhor que o de Jair Bolsonaro. Na outra ponta, 30% consideram que a atual gestão é pior do que a anterior. Para 9,9%, é igual.

Confira os municípios onde Lula teve mais votos
Os resultados por Estado acompanharam os números do primeiro turno. O Piauí foi, mais uma vez, onde o petista obteve melhor desempenho: 76,86%, ante 74,08% dos votos válidos no primeiro turno.

Lula se saiu melhor porque, em alguns momentos, conseguiu falar de propostas e trouxe os temas principais para o debate.

Entre os eleitores estão o ator Gabriel Santana e a cantora Aline Wirley. Ambos têm imagens de apoio ao agora presidente do Brasil em suas redes sociais. Outro participante do reality que não esconde o partido que mais gosta é o médico Fred Nicácio, com uma foto com Lula em seu perfil.

O bolsonarismo é um fenômeno político de extrema-direita que eclodiu no Brasil com a ascensão da popularidade de Jair Bolsonaro, especialmente durante sua campanha na eleição presidencial no Brasil em 2018, que o elegeu presidente.

A prévia da inflação, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), desacelerou no período, com taxa anual partindo de 5,90% em dezembro de 2022 para 3,40% em junho.

No dia 11 de agosto de 2023, o governo Lula lançou o novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Eis a íntegra, em PDF, da apresentação que o governo federal fez e enviou à imprensa sobre o novo programa.

Ao passar por cidades nordestinas, no primeiro turno, a campanha de Lula enalteceu investimentos na área da educação a partir da criação de campi de universidades públicas e institutos federais em todos os Estados, mas especialmente no Nordeste.

Tasso Jereissati, preterido em seu partido, apoiou Ciro, seu afilhado político. Apesar das criticas colocadas no primeiro turno, Ciro, por maior convergência de valores, apoiou Lula no segundo e mais tarde, foi o responsável pela pasta de Integração Nacional durante o primeiro mandato deste.

Confira as principais pesquisas eleitorais
Lula lidera a intenção de votos com 49% dos votos e Bolsonaro segue logo atrás, com 44%. Confira a pesquisa. A última pesquisa Genial/Quaest, que teve seu resultado divulgado em 26 de outubro, também indica vantagem de Lula no segundo turno.

Bolsonaro, por sua vez, é apoiado por candidatos do PL que lideram as disputas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina - respectivamente, o ex-ministro Onyx Lorenzoni e o senador Jorginho Mello.

No espectro político, a esquerda se caracteriza pela defesa de uma maior igualdade social. Normalmente, envolve uma preocupação com os cidadãos que são considerados em desvantagem em relação aos outros e uma suposição de que há desigualdades injustificadas que devem ser reduzidas ou abolidas.