Quem são os Amoritas na Bíblia?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

Povo semita, os amonitas eram guerreiros e conhecidos por serem cruéis e praticaram atos de barbárie. A principal cidade dessa civilização era Raba Amom (atual capital da Jordânia), daí o nome do povo.

- Possuíam uma religião politeísta (acreditavam na existência de vários deuses). Um dos principais deuses dos amoritas foi Marduque (deus protetor da cidade da Babilônia).

Os amoritas, amorritas ou amorreus, (também chamados de antigos babilônios), povos semitas vindos do deserto sírio-árabe, haviam se estabelecido na cidade da Babilônia, que, com o tempo, converteu-se em importante centro comercial, devido a sua localização privilegiada.

O declínio dessa civilização se deu com a invasão de outros povos da mesopotâmia denominados de casitas e hititas. Esses últimos possuíam diversas armas de ferro e ainda, cavalos.

Isso daria margem para a invasão dos cassitas - povo indo-europeu que habitava no leste do rio Tigre - à Baixa Mesopotâmia, acabando com o domínio dos amoritas.

A alimentação era muito simples: pão de cevada, um punhado de tâmaras e um pouco de cerveja leve. Isso era a base do cardápio diário. Às vezes comiam legumes, lentilha, feijão e pepino ou, ainda, algum peixe pescado nos rios ou canais. A carne era um alimento raro.

Entre os anos de 2000 e 1750 a.C., os amoritas conquistaram a Mesopotâmia e deram início ao Império Babilônico. O nome desse império estava relacionado à cidade da Babilônia, que foi a principal referência do mundo antigo nesse período histórico.

Os amoritas eram povos semitas
Apesar de tomar a cidade dos antigos povos sumérios e acadianos, que desenvolveram suas próprias culturas, os amoritas adotaram a mesma escrita, arte, literatura e sistema de educação. Só mantiveram seu idioma de origem semita.

c) Os amoritas ficaram conhecidos por ter constituído o Primeiro Império Babilônico. Além de criar o Código de Hamurábi, o rei Hamurábi desenvolveu a agricultura na Babilônia.

aborígenes australianos

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.

Dessa vez, os amoritas, povo oriundo da região sul do deserto árabe, fundaram uma nova civilização que tinha a Babilônia como sua cidade principal.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.

O que é Babilônia:
Babilônia foi o nome da capital da Suméria, na antiga Mesopotâmia, que atualmente é o Iraque. Babilônia significa "Porta de Deus", os judeus, no entanto, dizem que é um termo de origem hebraica, que significa "grande confusão", e inclusive aparece na Bíblia.

Ciro II

No ano de 539 a.C., os babilônios acabaram conquistados e submetidos, pelo rei Ciro II, ao Império Persa.

Milcom

Milcom era um deus dos amonitas. Provavelmente, era um dos deuses do reino dos mortos, e representava um papel no culto aos mortos (veneração dos mortos).

Mesmo sendo Ló sobrinho de Abraão (patriarca de Israel), o povo amonita considerava o povo israelense como um inimigo que havia-lhe roubado as terras, por isso entravam em guerras e conflitos.

As filhas embebedaram o pai e tiveram relação sexual com ele, com o intuito de gerar descendentes. Da relação de Ló com a filha mais nova, descendem os Amonitas. Também chamados de amoritas, amom ou filhos de amom, esses povos eram guerreiros e ficaram conhecidos por terem causado muito sofrimento aos israelitas.

O fundador na dinastia amorita foi Sumu-abum, que governou de 1894 a 1881 a.C. Hamurabi, o mais importante rei da Babilônia, foi o sexto rei da dinastia e reinou aproximadamente de 1792 a 1750 a.C.

O primeiro Império da Babilônia (1800 a.C. - 1600 a.C.) surgiu após a destruição do Império Acadiano. O povo que se estabeleceu na cidade de Babilônia, os amoritas, foram um dos responsáveis pela queda dos acádios, por volta de 2.000 a.C.

(em babilônio: Bâb-ilim ou Babil, 'porta de Deus'), uma das cidades mais importantes da Antigüidade, cuja localização é assinalada, atualmente, por uma região de ruínas a leste do rio Eufrates, a 90 km ao sul de Bagdá, no Iraque.

Eles aprenderam a tecer panos de lã em tiras largas. A vestimenta era composta de uma túnica de mangas curtas que chegava aos tornozelos, um xale retangular, drapeado, e um cinto largo, em couro ou em tecido ornamentado de ouro ou metal.