Quem são os amalequitas hoje?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Felizmente, conforme a palavra de Adonai, os Amalequitas não existem mais.

A derrota dos amalequitas
Já no período da monarquia em Israel, Deus, através do profeta Samuel, ordenou que o rei Saul destruísse completamente os amalequitas e suas posses. Nada deveria ser poupado, e os israelitas foram proibidos de tomar até mesmo os despojos de guerra (1 Samuel 14:48; 15:1-8).

1. Amaleque. Maldição, engodo, "elefante-branco", coisas ruins, pessoa atrapalhada.

Ele ordenou a Saul que destruísse todos os amalequitas e seus animais. Os amalequitas eram um povo assassino e eram inimigos do Senhor (ver Deuteronômio 25:17–19).

Gideão lutou contra uma coligação de milhares midianitas e amalequitas, que tinham dominado Israel durante sete anos, e os derrotou com apenas 300 homens!

Hebreus vencem a batalha contra os amalequitas graças às orações de Moisés.

Os autores da Bíblia Hebraica deixaram claro que os filisteus eram diferentes deles: esse grupo "não circuncidado" é descrito em várias passagens como originário da "Terra de Caftor" (a atual ilha de Creta) antes de se apoderar da costa da atual região sul de Israel e da Faixa de Gaza.

Enquanto isso, no deserto, os exércitos amalequitas e hebreus se avistam, Moisés ergue os braços para os céus e reza a Deus. Os amalequitas se desfazem do exército hebreu e assumem que não têm nenhuma chance. Oseias dá a ordem para atacar e os dois grupos de espadas em punho, chocam-se entre si. A luta começa.

Eram amalequitas, descendentes de Esaú, o filho de Isaque que vendera seus direitos de primogenitura ao seu irmão Jacó, mas que, depois, sentindo-se lesado, jurou matá-lo. Esaú acabou superando o episódio, mas seus descendentes agora atacaram Israel.

Os hebreus, enfurecidos, partem para cima dos amalequitas, que fogem por cima de uma montanha de rochas. Simut diz que pode cauterizar a ferida de Eliseba com metal em brasa. Nadabe e os irmãos chegam desesperados para ver Eliseba, que fica aliviada em ver que estão bem.

Refidim significa descanso.
O povo marchava há alguns dias, desde a libertação. Deus os conduz a um tempo descanso.

Amaleque

8 Então foi aAmaleque, e pelejou contra Israel em Refidim. 9 Pelo que disse Moisés a aJosué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.

O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.

Ziclague é uma palavra em hebraico, é o nome de uma antiga cidade de Israel. Ziclague era uma cidade pertencente a tribo de Judá, a atual Israel, mas foi cedida à tribo de Simeão. Era dominada pelos israelitas naquela época, e estava sob controle dos filisteus.

Saul e o exército de Israel derrotam os amalequitas. No entanto, o rei desobedece a Deus ao poupar a vida de Agague. Ele ainda atende o pedido dos soldados e permite que eles levem os melhores animais para Gilgal.

A partir dele é que se inaugurou o período monárquico em Israel. Ele recebeu de Deus a graça de ser o primeiro governante desse povo. Porém, Saul teve a maldita capacidade de desperdiçar oportunidades. O grande erro de Saul foi confundir dádivas divinas com conquistas pessoais.

O fato de o rei Saul ter poupado o rei amalequita contrariando a ordem de Deus, contrasta com o caso em que ele iria executar seu próprio filho, Jônatas, quando por ignorância o rapaz desobedeceu a uma ordem sua.

Isso simboliza que o povo ainda não estava pronto para ser admitido à presença do Senhor.

Foi um fiel assistente de Moisés durante o período da travessia do deserto e possivelmente avô de Beçalel, e ou marido ou filho de Míriam.

Davi estava no fundo do poço, pois perdera a família, perdera seus bens, e, aqueles que antes o defendiam agora estavam contra ele. Ou seja, ele buscou forças em Deus.

O Senhor continuou abençoando os filhos de Israel com maná durante o período em que eles vagaram pelo deserto, por 40 anos.