Quem são os alunos de inclusão?
Segundo a LDBEN, entre outros documentos, são os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e os que possuem altas habilidades ou superdotação. Há uma política já bem estabelecida de inclusão desses estudantes nas escolas regulares.
Quem faz parte da inclusão?
Inclusão social é o ato de incluir na sociedade categorias de pessoas historicamente excluídas do processo de socialização, como negros, indígenas, pessoas com necessidades especiais, homossexuais, travestis e transgêneros, bem como aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica, como moradores de rua e pessoas ...
É correto falar aluno de inclusão?
É a maneira mais adequada para se referir genericamente aos estudantes com deficiência. NÃO USE: Não fale “aluno de inclusão”: a escola deve incluir a todos.
São exemplos de atividades inclusivas?
Atividades inclusivas para as crianças
- Adaptando o brincar. Para crianças com deficiência visual, revista os brinquedos com texturas ou use objetos que produzam sons. ...
- Na cesta. ...
- Caixa dos sentidos. ...
- Cores e texturas. ...
- Piscina de bolinhas. ...
- Fui ao zoológico. ...
- Hockey macio. ...
- Pintura.
Como é feita a inclusão na escola?
- Conheça o perfil dos seus alunos. O primeiro passo para oferecer aulas inclusivas, sem dúvida, é entender que todo ser humano é diferente. ...
- Tenha intencionalidade. ...
- Pense sobre integração em aulas inclusivas. ...
- Utilize múltiplos recursos e tecnologias. ...
- Crie um ambiente de respeito e cooperação entre os alunos.
Qual é a diferença entre educação especial e educação inclusiva?
A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.
Quais são os grupos acolhidos pela educação inclusiva?
Antes de conhecer seus fundamentos e princípios é necessário que você saiba quais são os grupos acolhidos pela educação inclusiva:
- alunos com deficiência;
- alunos com transtornos globais de desenvolvimento ou transtorno do espectro autista;
- alunos com altas habilidades ou superdotação.
De quem é o aluno da classe especial?
O aluno de Classe Especial passa a ser nomeado como aluno de AEE. Por essa resolução, eles devem estar nas salas de aula com outros alunos.
Quais são as formas de inclusão?
Nesse contexto, a inclusão social na escola e na universidade se dá no Brasil das seguintes formas: Base Nacional Comum Curricular. ... Cotas raciais. ... Cotas sociais. ... Inclusão social de moradores de rua. ... Inclusão social de ex-presidiários.
O que é considerado inclusão?
Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.
O que diz a lei sobre alunos especiais?
Art. 1º É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fun- damentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
Como chamar aluno de inclusão?
Rotular as pessoas por uma condição, sem verificar a sua competência para exercer determinado cargo ou função, é limitante e errado. “Hoje, recomenda-se o uso da expressão “pessoa com deficiência”. Ela é adotada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006).
Quais são os tipos de deficiências consideradas pela Lei?
A Lei de Cotas (1991) e a Lei Brasileira de Inclusão (2015) garantem o direito ao trabalho às pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva e intelectual.
O que é ser um aluno especial?
O aluno especial é alguém que está matriculado como aluno não regular, em uma disciplina ofertada num curso de mestrado ou doutorado. Este aluno tem acesso a tudo o que acontece dentro desta disciplina em que está matriculado, inclusive acesso as avaliações.
O que trabalhar na educação inclusiva?
Uma educação inclusiva integra os alunos com necessidades especiais, em escolas regulares, por meio de uma abordagem humanística. Essa visão entende que cada aluno tem suas particularidades e que elas devem ser consideradas como diversidade e não como problema.
O que diz a lei sobre inclusão escolar?
DECRETO No 3.298, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1999. - Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências.
Qual a importância da inclusão na sala de aula?
O principal objetivo da inclusão escolar é estabelecer as mesmas oportunidades e possibilidades para todos os alunos, para que todos tenham o mesmo acesso à educação. Isso significa garantir não só o acesso, mas a permanência desses alunos no ambiente escolar.
Quem é o público da educação especial e da educação inclusiva?
Por essas e outras razões, a legislação determina que o público-alvo da educação especial na perspectiva da educação inclusiva corresponde aos estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.
O que é correto afirmar sobre a educação inclusiva?
os profissionais da escola que atuam individualmente nas salas de aula possuem respostas para a maior parte das dificuldades apresentadas pelos estudantes. se trata de um desafio considerável construir uma escola inclusiva em um país com tamanha desigualdade.