Quem são os Aliados dos EUA em caso de guerra?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

Principais aliados

  • OTAN.
  • Reino Unido.
  • Canadá
  • Austrália.
  • Israel.
  • Japão.
  • Coreia do Sul.
  • Taiwan.

Os Estados Unidos localizam-se no continente americano e são considerados a maior potência mundial. O país exerce influência econômica, militar, política e cultural globalmente.

A relação entre Brasil e Estados Unidos é um exemplo disso, sendo uma das mais importantes da América Latina. Juntos, os dois países trabalham em questões como o comércio, meio ambiente e segurança global.

Os Estados Unidos são um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a maior aliança militar do mundo. A aliança de 28 países é composta por Canadá e grande parte da Europa, incluindo a segunda maior força militar da OTAN, o Reino Unido.

As maiores economias do mundo são, em ordem decrescente: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Itália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Rússia.

A Grã-Bretanha e os Estados Unidos anunciaram hoje novas sanções contra a Rússia, numa altura em que os líderes do G7, grupo formado por Reino Unido, França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Canadá e Itália, está reunido em Hiroshima, no Japão.

Incentivo econômico dos Estados Unidos: o Brasil entra na guerra ao lado dos Aliados. Houve intensa pressão popular para a entrada do Brasil na guerra, e o governo de Getúlio Vargas passou a apoiar os Aliados. Apesar de os americanos se oporem, o governo brasileiro queria enviar soldados para o conflito.

Os três principais parceiros da aliança do Eixo eram a Alemanha, a Itália e o Japão. Estes parceiros tinham dois interesses em comum: a expansão territorial e a criação de impérios com base na conquista militar e na derrubada da ordem internacional do período após a Primeira Guerra Mundial.

Além do Brasil, assinaram o instrumento União Europeia, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Cabo Verde, Marrocos e Argentina. Na solenidade, o Brasil foi representado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF).

A resposta a essa pergunta é: não. O Brasil não integra a Otan. A Otan é uma aliança político-militar criada no dia 4 de abril de 1949, durante a Guerra Fria. Inicialmente, o bloco reunia 12 países ocidentais e capitalistas, liderados pelos Estados Unidos.

Sayle - A ideia da Rússia se juntar à Otan na verdade remonta aos anos 1950. Já em 1954, a União Soviética propôs que deveria aderir à Otan, e isso foi uma manobra de relações públicas, uma espécie de movimento de propaganda em que os soviéticos sabiam que a Otan diria não.

China. Considerada a maior economia do Brics (Agrupamento Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul), com PIB (Produto Interno Bruto) de 15 trilhões, a China carrega o título de maior economia de exportação do mundo. É, atualmente, o principal parceiro comercial do Brasil.

De forma direta, EUA e China são os principais parceiros comerciais do Brasil. Qualquer solavanco naqueles países provocará efeitos claros na balança comercial brasileira e na consequente necessidade de revisão de política comercial e de apoio à indústria.

A Organização Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem 31 Estados-Membros. O Estado-Membro mais recente é a Finlândia, que entrou em abril de 2023.

Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta.