Quem são os aliados dos Estados Unidos?

Perguntado por: olancastre . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Principais aliados

  • OTAN.
  • Reino Unido.
  • Canadá
  • Austrália.
  • Israel.
  • Japão.
  • Coreia do Sul.
  • Taiwan.

Portanto, China e Rússia, nessa ordem, são apresentados como as mais perigosas ameaças à segurança dos EUA.

Os Estados Unidos consideram o Japão como um dos seus aliados mais próximos, e os japoneses por sua vez, já expressaram o seu apreço pelo apoio consistente dos norte-americanos na Ásia Oriental.

OTAN. Os Estados Unidos são um membro fundador da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a maior aliança militar do mundo. A aliança de 28 países é composta por Canadá e grande parte da Europa, incluindo a segunda maior força militar da OTAN, o Reino Unido.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

"A decretação do Estado de Guerra depende da autorização da Casa Legislativa. A partir daí existem consequências de ordem normativa e de ordem institucional. A decretação de guerra necessita de decretação de Estado de Sítio, que depende de autorização do Congresso Nacional, e criação de mecanismos de fiscalização.

No início da Primeira Guerra, o país não quis se envolver por causa das relações econômicas que tinha com as nações dos dois lados do conflito. Mas, depois de perder dois navios, disponibilizou pilotos, navios militares e apoio médico para ajudar a Tríplice Entente (Inglaterra, Rússia e França).

Esse país poderia invadir e dominar os vizinhos. Um mundo sem Forças Armadas, portanto, não estaria em equilíbrio. A partir desse ponto de vista, a decisão mais adequada a um país é também estar armado. Essa escolha antecipa a possibilidade de ser ameaçado ou mesmo invadido por um vizinho mais forte.

Entre eles, cita a Stratfor, está o México, a Nicarágua, o Peru, além de países africanos como Uganda, Quênia e Etiópia.

A resposta a essa pergunta é não. O Brasil não integra a Otan, que é uma aliança formada por 30 países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e França (veja lista completa abaixo).

Desvantagens de viver nos EUA

  • Sistema de saúde privado e complicad.
  • Serviço básicos.
  • Menos benefícios de emprego.
  • Clima e catástrofes naturais.
  • Distância de familiares e amigos.

A rivalidade e desconfiança da relação entre China e Japão são resultantes dos desdobramentos de eventos na escala mundial da passagem do século XIX para o século XX. E, nesse período, o imperialismo europeu que se desenvolvia desde o século XVI precisava de maior expansão para sua manutenção.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o Japão não tem capacidade militar para atingir alvos inimigos de longa distância devido à sua Constituição pacifista e ao seu acordo bilateral de segurança com os Estados Unidos, país que garante a defesa do arquipélago contra qualquer ameaça contra o seu território.

Tecnicamente, o Japão também não tem Forças Armadas, como na maioria dos países, mas uma Força de Autodefesa. O pacifismo é bastante popular no país - estima-se que mais da metade da população concorde com a proibição de ter um Exército.

A Alemanha era, na época, o principal parceiro comercial do Brasil, sendo seguida pela Inglaterra e pela França. Após o afundamento de navios mercantes brasileiros por submarinos da Marinha Imperial Alemã, o Brasil declarou guerra à Alemanha em 26 de outubro de 1917, juntando-se aos Aliados.