Quem são os afros descendentes?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Afrodescendente é aquele que descende de africano. A palavra afrodescendente é formada por dois adjetivos: afro, que faz referência ao africano, mais descendente que é aquele que descende de, que provém por geração, portanto, afrodescendente significa “descendente de africano”.

Afrodescendente e a afro-brasileiro. A diferença na hifenização das palavras afrodescendente e afro-brasileiro ocorre por se tratarem de diferentes processos de composição. A palavra afro-brasileiro é escrita com hífen por se tratar de um adjetivo pátrio composto.

A culinária, música, religião e tantos outros elementos da cultura brasileira têm raiz afrodescendente, sabia? Ou seja, estão ligados aos povos vindos do continente africano. Como você deve ter aprendido na escola, eles foram trazidos para cá durante a escravidão, um período cruel da nossa história.

Afrodescendência independe de características fenotípicas da raça negra. Basta que a ascendência provenha do pai ou da mãe.

Então, uma maneira eficiente para comprovar que você se encaixa nas cotas raciais, é apresentando uma foto, desde que seja evidente que você é preto ou pardo. Se não for possível demonstrar pela foto, é importante se apresentar pessoalmente à banca do concurso.

Apesar de serem uma minoria, os afrodescendentes representam mais da metade da população que vive em condições de extrema pobreza. Além disso, eles são 2,5 vezes mais propensos a viver na pobreza crônica.

A cultura afro-brasileira tem origem em uma triste passagem histórica, o tráfico humano que trouxe milhões de africanos para nosso país na condição de escravos. O Brasil possui a maior população de origem africana, fora da África, do mundo. Nosso país contou também com influências das culturas indígena e europeia.

A influência afro-brasileira está patente em expressões como Samba, Jongo, Carimbó, Maxixe, Maculelê, Maracatu. Eles utilizam instrumentos variados, com destaque para Afoxé, Atabaque, Berimbau e Tambor. Não podemos perder de vista que estas expressões musicais são também corporais.

1 negro, preto, crioulo, tição, mulato, amulatado, mestiço, cafuzo.

O termo afro-brasileiro designa pessoas e objetos culturais e materiais de origem do continente africano. No campo das artes, uma produção é considerada afro-brasileira quando congrega aspectos aparentes da arte dos povos africanos, cujas peças mais conhecidas entre nós são as máscaras e as esculturas.

A influência africana no Brasil ocorre através de diversos aspectos hoje comuns à nossa cultura, tais como: a língua, a culinária, as danças , as músicas, algumas religiões e demais costumes dos diversos grupos vindos do continente africano.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos.

Para o IBGE a regra é como a pessoa se vê, é ela quem diz qual é a própria raça. São cinco opções: branca, preta, parda, indígena ou amarela, que no caso são descendentes de asiáticos, como japoneses, chineses ou coreanos. Os pretos são descendentes dos africanos e brancos dos europeus.

De maneira mais específica, os pardos apresentam traços de ambos os “lados”, mesmo que a presença de traços negroides seja menos acentuada do que naqueles que se identificam como pretos propriamente ditos (Rafael Osório, pag. 23, 2003).

Veja abaixo quais são esses documentos:

  1. Ficha de matrícula em escola;
  2. Cartão de vacinas infantil;
  3. Ficha de posto de saúde;
  4. Ficha de hospital;
  5. Formulário de registro de identidade;
  6. Formulário de Reservista;
  7. Inscrição em outros concursos;
  8. Outros documentos em que tenha declarado a cor.

Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.