Quem são o povo de Órion?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O sistema estelar de Órion, localizado na constelação de Gêmeos, abriga os orianos. Esses seres têm grande força de vontade, sede por conhecimento e buscam aprendizagem constante. São disciplinados, possuem perfil analítico e competitivo.

Órion era filho da titã Gaia, e de Poseidon, sendo assim tinha grandes habilidades para a caça e um vasto conhecimento, porém era um gigante pequeno. Ele era o gigante opositor aos gêmeos arqueiros, Artemisa e Apolo, mas se desviou de sua função tornando-se amigo dos deuses e o fiel e mais valoroso caçador de Ártemis.

Orion, Orião, Oríon ou Orion é uma das oitenta e oito constelações modernas. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Orionis. Está localizada no equador celeste e, por este motivo, é visível em praticamente todas as regiões habitadas da Terra.

Órion era um gigante que ganhou de seu pai, Poseidon, o poder de andar pelas profundezas do mar ou mesmo pela sua superfície.

Há versões controversas sobre sua morte. Uma das mais populares conta que ele se vangloriou de ser páreo para qualquer animal sobre a terra, e aí Gaia enviou um escorpião gigante que o matou com uma picada. Há uma variante em que o escorpião gigante atacou Letó e, ao defendê-la , Órion foi morto (Ov.

A constelação contém cerca de 80 estrelas, sendo que duas delas estão entre as dez estrelas mais brilhantes do céu. Órion também possui várias nebulosas, um conhecido aglomerado e pelo menos sete estrelas com planetas já confirmados, entre elas CVSO 30 e PTFO8-8695b.

A constelação apresenta a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. O vértice nordeste do quadrilátero é formado pela estrela avermelhada Betelgeuse, que marca o ombro direito de Oríon. O vértice sudoeste do quadrilátero é formado pela estrela azulada Rigel, que marca o pé esquerdo de Oríon.

A Constelação de Órion abriga 81 estrelas no total, sendo que duas fazem parte das estrelas mais brilhantes de todo o céu: Rigel e Betelgeuse. Rigel (também conhecida como Beta Orionis, 19 Orionis) é a estrela mais brilhante da constelação e a sexta estrela mais brilhante do céu.

Enciumado, o deus Apolo desafiou a irmã a disparar suas flechas em um ponto perdido no mar distante, o que aconteceu com precisão. O que ela não sabia é que havia acabado de alvejar a cabeça do gigantesco Orion que nadava inocentemente.

Na tradição da religião cristã, o trio de estrelas diz respeito tanto para as três mulheres que visitaram o túmulo de Cristo na ressureição, quanto faz referência ao conto bíblico sobre os Três Reis Magos, que trouxeram presentes para Jesus após seu nascimento.

Eósforo ou Fósforo, o "filho da alva", é uma deidade menor associada à luz e ao amanhecer na mitologia grega, representado como um cavaleiro em armadura com um archote em punho. É citado como filho de Astreu e Éos, e noutras versões (e.g. Higino) é filho de Céfalo e Éos, ou até de Atlas.

Para encontrar Órion, o observador pode procurar no céu um conjunto de três estrelas próximas de brilho parecido e enfileiradas, conhecidas como “Três Marias” (seus nomes verdadeiros são: Alnilam, Alnitak e Mintaka). Estas fazem parte de Órion, sendo seu cinto ou cinturão.

Já Órion é visível a noite toda em dezembro e, portanto, típica do verão do hemisfério sul. Alguns historiadores suspeitam que muitos dos mitos associados às constelações foram inventados para ajudar os agricultores a lembrarem quando deveriam plantar e colher.

O fato mais curioso de todos é que, na verdade, seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitak, nomes árabes que significam, respectivamente, o “Cinto”, a “Pérola /Pedra Preciosa” e a “Corda”.

O Cinturão de Órion é formado por três estrelas brilhantes; Alnilam, Mintaka e Alnitak. Órion está no céu do Sudoeste se você estiver no Hemisfério Norte ou no céu do Noroeste se estiver no Hemisfério Sul. É melhor vista entre as latitudes 85 e menos 75 graus.

Sirius

Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno. Ela possui magnitude aparente de -1,46 e é visível em todo o planeta. Localiza-se na constelação de Cão Maior, sendo a estrela Alfa.

1. [ Astronomia ] Constelação austral. 2. [ Mitologia ] Gigante caçador da mitologia grega.

Você possivelmente já conhece a constelação de Órion, ou pelo menos parte dela. Aquele conjunto de três estrelas popularmente chamadas pelos brasileiros de “Três Marias” nada mais é que o centro da constelação – representa o cinturão do gigante (vide figura acima).