Quem são ciganos na Umbanda?

Perguntado por: einfante . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os ciganos, em geral, têm seus rituais específicos e cultuam muito a natureza, os astros e ancestrais. Na Umbanda, atuam visando o progresso financeiro e resolver causas amorosas. Os ciganos, dentro da ritualística umbandista, falam a língua "portunhol"; alguns, poucos, falam o romanês, língua original dos ciganos.

Os símbolos de entidades ciganas na Umbanda mais presentes são a taça (expressão de acolhida, poder e união), a ferradura (que representa a sorte, a fortuna e a velocidade), a lua (mãe dos enigmas, do sagrado feminino e das mudanças humanas), a moeda (símbolo da prosperidade e da justiça), o trevo (representante da ...

Os ciganos não afazem trabalhos como os exus, eles usam cores, especiarias, água, vela, incensos, flores, cristais, leques, instrumentos musicais e oráculos baralho, leitura das mãos, dados, moedas, medalhas e até culinária. Trabalham com os quatro elementos – Fogo, Terra, Ar e Água.

Educação. O texto com emenda do relator considera "povo cigano" como o "conjunto de indivíduos de origem e ascendência cigana que se identificam e são identificados como pertencentes a um grupo étnico cujas características culturais o distinguem, como tal, na sociedade nacional.”

Pomba-Gira Cigana é uma entidade amiga especialista em amor e prosperidade. Ela inspira liberdade através de uma figura feminina sagrada. Além disso, ela caminha ao lado de quem pede ajuda, mostrando as oportunidades e auxiliando as relações. Conheça as simpatias da Pomba-Gira Cigana para atrair amor e prosperidade.

Na Umbanda eles trabalham principalmente com magias para o amor e as dificuldades financeiras, recebem oferendas de flores e frutas e suas giras são sempre alegres com danças e música.

Ciganos na umbanda como guias espirituais
Esses espíritos ciganos gostam muito de festas e comemorações e sempre existem muitas frutas (que não tenham espinhos de qualquer espécie), jarras de vinho tinto com mel ou ponche, pães fatiados, muitas flores para harmonizar o lugar e velas de todas as cores.

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Suas oferendas são vinho, pães e frutas frescas e secas, flores e incensos de mirra, jasmim, alecrim e cravo e canela. As velas geralmente são douradas, vermelho, branco e vermelho ou laranja, mas podem variar a depender do Guia.

Também conhecida como Falange do Povo Trabalhador, são os grandes mensageiros do astral. Fazem a ligação entre os diversos planos, tanto da espiritualidade como o físico.

Nesta sexta-feira (8) é comemorado o Dia Mundial do Povo Cigano, data marcada no calendário distribuído pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana. O Governo do Estado, por meio da Semdh, planeja ações para o próximo mês, quando no dia 24 de maio é comemorado o dia nacional da comunidade.

Deve-se conter elementos que representem o ancestral ou os ancestrais ciganos que deseja se conectar. Exemplo: tachos, caldeirão, pulseiras, anéis, leques, xales, pandeiros, dados, enfeites, baralhos, punhal ou adaga, imagens ciganas etc. Tudo que mais se aproximar da energia do cigano que desejar acocorar neste altar.

Eles possuem um conjunto de crenças e princípios, mas não existe a figura de um deus (ou de deuses) em concreto, nem hierarquia religiosa. Os ciganos adotavam a religião do território por onde circulavam. Desta maneira encontramos ciganos católicos, ortodoxos, evangélicos, espíritas e muçulmanos.

Ele também declarou que ciganos devem evitar abusos e tráfico. O papa Francisco repudiou a xenofobia e a discriminação contra os ciganos da Europa nesta segunda-feira (26), mas disse que eles também precisam fazer a sua parte respeitando a lei e mandando seus filhos para a escola.

A fé dos ciganos acomodou-se, guardando, porém, certos elementos da sua cosmologia e visão do mundo. Em Portugal são maioritariamente católicos até aos anos 70, até adoptarem as crenças e as práticas do movimento evangélico cigano, que se traduzirá na criação da Igreja Evangélica de Filadélfia de Portugal.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, “fora das normas”. Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

orixá Exu

Nos “Candomblés do Sertão” as entidades de pomba-gira, que muitas vezes, completam o panteão, exercem funções importantes nos rituais por serem sincretizadas e relacionadas com o orixá Exu.

Esta mistura de ervas também poderá ser utilizada em defumações voltadas para as forças dos Ciganos. Informações técnicas: Conteúdo: Anis estrelado, tomilho, canela em pau, cravo da índia, folha de louro, alecrim e jasmim.