Quem são as Yamins Osoronga?

Perguntado por: lcorte6 . Última atualização: 23 de maio de 2023
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As Senhoras dos Pássaros da Noite – Quando se pronuncia o nome de Iyá-Mi Osorongá, quem estiver sentado deve-se levantar, quem estiver de pé fará uma reverência, pois se trata de temível Orixá, a quem se deve apreço e acatamento.”

ÒSUN ABOTÔ também uma velha Oxun de culto antigo, ligada as Iyamís, feiticeira, carrega abebe e alfange, tem ligação com Nanã, Oyá de culto Igbalé.

Saudação: Aiye Toto Akamara! Vós que seguíeis os rastros do coração e do sangue do fígado.

simbolizado pelo eye o pássaro. Ela torna-se eleye (proprietária do pássaro ou proprietária da força do pássaro). Ela recebe também uma cabaça, imagem do mundo e contendo seu poder”.

Ìyá faz bebês através de um processo de partenogênese. Isto não é surpreendente, porque, para os iorubás, é fundamentalmente um processo espiritual no qual Ìyá é a entidade que incuba e dá à luz uma alma já existente.

Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.

Entre os iorubá, as Iyabas - as Orixás mulheres - são consideradas Mães Ancestrais, sendo a mais velha delas Nanã, que ocupa um lugar específico e sutilmente mantém sua ligação com as mais antigas Ìyámì, mostrando.

Uma coruja branca, imensa, com suas asas platinadas, bico dourado, sobrevoou silenciosamente a terra, parou sobre a montanha karé e, de forma insistente, perfurou o chão uma, duas, três vezes, muitas vezes...

Opará/Apará (Òpárá) é a divindade dos rios e cachoeiras, por vezes confundida como uma qualidade da Orixá Oxum, mas aos iorubás se trata de uma divindade própria, muito guerreira.

Oxum Abalô: é uma velha Oxum, de culto antigo; Oxum Ijimu: outro tipo de Oxum anciã; Oxum Abotô: também uma velha Oxum de culto antigo; Oxum Apara / Opara: a mais jovem das Oxum.

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Saudações casuais

  1. “Bom dia / tarde / noite”
  2. “Olá” / “Oi” / “Ei”
  3. “Como vai você?” / “Tudo bem?” / “Como vão as coisas?”
  4. “Saudações”

Para saudar a deusa da guerra basta dizer: Obá siré, que significa “rainha poderosa”.

Este estudo é fruto da iniciativa de discorrer acerca das nomenclaturas das divindades em três nações do Candomblé (Ketu, Bantu e Jeje).

Babalorixá, conhecido como Pai de Santo, é o sacerdote das religiões afro-brasileiras. No feminino, é a Ialorixá ou Mãe de Santo.

Ifá: a testemunha do destino e o antigo oráculo da terra do yorubá.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

Significado de Iorubá
substantivo masculino e feminino Povo africano, do Sudoeste da República Federativa da Nigéria, trazido ao Brasil para ser escravizado, em território brasileiro foi designado como povo nagô. [Etnologia] Pessoa que pertence a esse povo, ao povo nagô.